Máscara Pela Vida

Hit “Máscara pela vida” será lançado hoje nas redes do MST

Videoclipe embalado no ritmo do brega funk chega ao público nesta quarta-feira (12), às 19h, durante a transmissão ao vivo do programa Comida de Verdade

Da Página do MST

Nesta quarta-feira (12), às 19h, o videoclipe de brega funk “Máscara pela vida” será lançado durante a transmissão ao vivo do programa Comida de Verdade nas plataformas do Facebook e Youtube do MST.

A exibição será feita durante o programa Comida de Verdade, em edição especial, com o tema sobre as ações de solidariedade promovidas pelo MST. Serão abordadas as ações que aconteceram ao longo de mais de um ano de trabalho da campanha Mãos Solidárias no estado de Pernambuco e as hortas agroecológicas construídas em mutirões para fomentar os alimentos doados nas Marmitas da Terra, no Paraná.

Ao longo de toda a pandemia, o MST supera a marca de mais de 4,3 mil toneladas de alimentos doados, 880 mil marmitas, 3  mil cestas e mais de 20 mil máscaras de proteção – distribuídas em todas as grandes regiões do país. Entoando o lema: “Vacina no braço e comida no prato!”, ressalta a necessidade urgente para barrar a pandemia do Coronavírus e da fome no Brasil.

A ideia do hit surgiu durante as mobilizações da “Parada pela Vida”, onde foram debatidas formas de ampliar a difusão popular – dentro e fora do Movimento – de incentivo para o uso de máscaras de proteção contra o Covid-19 para salvar vidas durante a pandemia.

O clipe foi gravado em Maceió (AL), no bairro da Levada, onde o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra junto com outras organizações do campo popular realizam trabalho solidário através da Casa do Congresso do Povo. E mostra a fusão cultural entre a juventude do campo e da cidade na busca de soluções de conscientização de cuidados durante a pandemia.

Após o lançamento nas redes, também haverá a exibição na comunidade onde ele foi gravado. A brigada que atua nas gravações também planeja promover oficinas de brega funk para a juventude local, mantendo os cuidados de uso de máscaras e distanciamento social.

Todo o processo de criação musical foi conduzido por militantes do MST, com o apoio do Setor de Saúde do Movimento e contribuição da Frente de Música João do Vale, assim como o material audiovisual, feito pelo Setor de Comunicação através da Brigada de Audiovisual Eduardo Coutinho.

Levi de Souza, produtor musical e videomaker, faz parte da frente de música do MST e conta um pouco de como foi essa experiência. “A coisa mais bonita desse processo é a mobilização feita com a comunidade lá em Maceió. É uma articulação do MST e Congresso do Povo. Eu vejo, não com um olhar romântico, mas com um olhar concreto de luta do cotidiano, com a união do campo e da cidade que o MST vem fazendo através das doações, dos mutirões de produção. Todo esse cuidado pela vida mesmo, chama para o nosso lema: vacina no braço e comida no prato. Então, eu acho que tudo isso é a síntese desse processo, que não partiu do nada”, conclui Levi.

*Editado por Fernanda Alcântara