Conquista

Em Porto Seguro, famílias do pré-assentamento Irmã Dulce conquistam mapa dos lotes

Durante ato no último sábado (29/5), as 27 famílias do pré-assentamento Irmã Dulce, no município de Porto Seguro, na Bahia, receberam o mapa de seus lotes
O ato aconteceu no galpão de evento do pré-assentamento, seguindo as orientações da OMS. Foto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Em tempos difíceis, de incerteza e dores. Como diz o verbo esperançar de Paulo Freire: “é preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar.” Tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar é somente espera. Esperançar é se levantar, é ir atrás, é construir, esperançar é não desistir!

Nesta perspectiva de esperançar que as 27 famílias do Pré-Assentamento Irmã Dulce, localizado na zona rural do município de Porto Seguro no Extremo Sul da Bahia, receberam na manhã deste sábado (29), o mapa dos seus lotes. O ato aconteceu no galpão de evento do pré-assentamento, seguindo todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A cada entrega do mapa é visível o olhar de emoção e esperança em cada companheiro e companheira presente, que resistiu durante 11 anos para conquistar o tão sonhado lote. E hoje pode olhar para esse mapa e dizer agora, sou dona de um pedaço de terra para morar, produzir e viver bem”, diz Anita Santos, moradora do acampamento.

Ainda de acordo com Anita, “é um sonho realizado, estou muito feliz. Eu nunca perdi a esperança em conquistar um pedaço de terra, agora realizei. Agradeço a Deus, primeiramente e ao MST pela conquista, resistência e principalmente por acreditar em nós. Só de pensar nesse momento fico muito emocionada e grata a Deus”, diz Anita, emocionada com o mapa do seu lote.

A atividade foi cercada por muita emoção e contou com a presença da direção estadual do MST, do presidente do Território Costa do Descobrimentos, representante do Projeto de Assentamento Agroecológico Fidel Castro, a Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz, além de famílias do pré-assentamento e outras lideranças políticas da região.

Segundo a dirigente estadual do MST, Eleneuda Lopes a entrega dos mapas representou uma grande conquista, principalmente nesses tempos sombrios que vivemos, com a perda de direito e ofensivas contra a classe trabalhadora, estamos na ativa e resistido, fazendo a Reforma Agrária Popular acontecer nos quatros cantos do país.

“O nosso princípio é lutar: por terra, soberania popular e justiça social. Enquanto existir uma pessoa Sem Terra, estaremos lutando por ela. Por terra para quem nela trabalha,” conclui Lopes.

História do Pré-assentamento Irmã Dulce

O MST realizou no mês de abril, o Abril Vermelho, simbolizando o mês da luta camponesa, em favor da Reforma Agrária Popular, neste cenário, no dia 10 abril de 2009, durante o Abril Vermelho cerca de 300 Famílias Sem Terra, ocuparam uma área no município de Guaratinga, qual passou a se chamar Irmã Dulce, em homenagem à missionaria católica brasileira que dedicou a sua vida em ajudar os doentes e os mais necessitados. Irmã Dulce foi beatificada pelo Papa Bento XVI, no dia 10 de dezembro de 2010, passando a ser reconhecida com o título de “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”.

Em outubro de 2011, após muita luta e resistência as famílias foram transferidas para outra área, desta vez no município de Itabela. E em 2019, as 30 famílias que resistiram no acampamento foram transferidas para o município de Porto Seguro. Assim, neste sábado (29), as famílias receberam o mapa dos tão sonhados lotes, indicando os locais de estabelecimento de cada famílias no novo assentamento.

As famílias do acampamento Irmã Dulce deram o primeiro passo, conquistaram a terra, agora é avançar na produção, nas condições dignas de vida, como a educação, saúde e bem-estar social.

*Editado por Solange Engelmann