Homenagem

4 livros para conhecer melhor a educadora marxista chilena Marta Harnecker

Confira 4 obras de Marta Harnecker, uma das mais importantes marxistas latinoamericanas que você encontra na Expressão Popular
Marta Harnecker participou da “Via Chilena ao Socialismo” e atuou nos governos revolucionários de Cuba e da Venezuela. Foto: Arquivo/Brasil de Fato
Ouça aqui a matéria na íntegra!

Da Página do MST

Nesta terça-feira (15/6), completam-se dois anos da morte de Marta Harnecker, jornalista, educadora marxista, socióloga e escritora chilena. Referência em pesquisas sobre a esquerda latinoamericana, Marta é conhecida por seus mais de 80 livros publicados, alguns deles se tornaram manuais de formação política, desde os anos 1970, para o trabalho de base na América Latina e no mundo.

Considerada por muitos uma das mais importantes teórica de esquerda dos últimos quarenta anos, Marta testemunhou, registrou e refletiu sobre as experiências latinoamericanas da segunda metade do século XX. Participou ativamente do governo de Salvador Allende, entre 1970 e 1973, e colaborou durante décadas com movimentos populares no continente, atuando também como conselheira de Hugo Chávez, então presidente da Venezuela, entre 2002 e 2006.

No jornalismo popular, Marta também se destacou. Fundou e dirigiu o jornal Chile Hoy, durante os anos de Unidade Popular, além de ter seguido com seu trabalho jornalístico em entrevistas como as que fazia com o povo e com figuras políticas importantes, como o presidente venezuelano Hugo Chávez.

Para celebrar a vida e obra desta autora, confira 4 livros da editora Expressão Popular:

Um mundo a construir

Vencedora do Prêmio Libertador de Pensamento Crítico em 2014, na Venezuela, Um mundo a construir é resultado de anos de militância e pesquisa, acompanhando os movimentos de resistência e alternativa ao neoliberalismo, juntamente com uma profunda análise sobre os desafios da esquerda no século XXI. Nele, a autora sistematiza estas reflexões, ao mesmo tempo em que coloca novos desafios e reafirma a possibilidade do socialismo neste século e neste continente.

Dividido em três partes, a autora perpassa o cenário político latinoamericano desde a segunda metade dos anos 1990, período de ofensiva neoliberal, à formação dos governos progressistas e iniciativas de integração continental como forma de resistência, projetando por fim a construção do socialismo do século XXI.

Ideias para a luta

Em Ideias para a luta, Marta Harnecker nos oferece um guia dos desafios a serem enfrentados para a construção das lutas sociais neste século. Neste trabalho, destaca-se o papel do instrumento político, a ferramenta portadora de um projeto para a sociedade, não apenas de uma categoria ou setor social. Porém, de maneira alguma, um instrumento engessado por modelos e fórmulas importadas ou pré-concebidas. Ao contrário, uma organização produzida e alimentada pelas lutas sociais que não se limita pela luta institucional, e que não vê os movimentos populares como correia de transmissão de um centro iluminado e vanguardista.

Estratégia e tática

Partindo de um estudo minucioso dos escritos de Lenin – elaborados na conformação de sua condução política durante a revolução russa – a autora oferece aos leitores os fundamentos teóricos dos conceitos de estratégia e tática. Estes conceitos estão estreitamente vinculados aos de correlação de classes e de correlação de forças que definem, em cada conjuntura, o elo decisivo da cadeia de acontecimentos e a flexibilidade necessária para buscar a melhor solução, sem o abandono dos princípios fundamentais.

Os Desafios da esquerda latino-americana

O livro é um dos primeiros esforços de Harnecker em compreender as causas da derrota da esquerda, mas principalmente em propor sua superação. Ela identifica três fatores para a crise da esquerda: a crise teórica, com o abandono do materialismo histórico dialético como instrumento de análise da realidade; por consequência, sem conseguir identificar as contradições na análise da realidade, a esquerda não é capaz de entender as mudanças no mundo do trabalho e na sociedade e, portanto, é incapaz de produzir um programa de transformações para este tempo, esta é a segunda crise. E, por fim, os instrumentos de luta social do século XX tornam-se incapazes de enfrentar os desafios dos novos tempos, seja pelo engessamento, seja pelas duas crises anteriores citadas.

Assim, sem pretensões de simplificar um problema complexo, tampouco de oferecer fórmulas mágicas, o que Harnecker nos oferece são caminhos para a reflexão e a superação dessas crises.

Extra: Entrevista de Hugo Chávez a Marta Harnecker

Neste livro virtual, disponibilizado gratuitamente pela Expressão Popular, Marta Harnecker entrevista Hugo Chávez, e relata seu anseio de uma revolução, a partir de uma profunda transformação econômico-social para tirar a Venezuela da crise que se arrastava há décadas.

*Editado por Solange Engelmann