Conquista

MST recebe caminhão baú para transporte de alimentos no Maranhão

Doação foi feita pelo governo do estado deve estimular a produção de agricultores familiares da região
O Assentamento Cristina Alves foi escolhido para a solenidade de entrega por ser referência em produção agroecológica no estado. Foto: Elitiel Guedes

Por Mariana Castro
Da Página do MST

A Cooperativa Central de Reforma Agrária no Estado do Maranhão (CCA-MA), que compõe o Movimento Sem Terra, recebeu um caminhão baú para transporte de alimentos da agricultura familiar. A entrega foi viabilizada pelo Governo do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familia (SAF), em solenidade realizada nesta quinta-feira (24/6), no Assentamento Cristina Alves, município de Itapecuru-Mirim.

O Assentamento Cristina Alves foi escolhido para a solenidade por atualmente ser referência em produção agroecológica no estado, com 91 famílias assentadas e 40 agregadas, que fornecem alimentos para o Armazém do Campo e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O caminhão terá papel fundamental no estímulo ao aumento da produção, bem como auxiliar na logística para a distribuição, que entre artesanato, frutas, legumes, verduras e hortaliças, tem como destaque o beneficiamento de farinha, primeiro produto maranhense a receber o selo da agricultura familiar “Gosto do Maranhão”.

Cerca de 110 famílias participam do beneficiamento da farinha no Assentamento. Foto: Arquivo

Presidenta do CCA-MA, Letícia Viana agradeceu a entrega do veículo, que para além de beneficiar a cooperativa, deverá beneficiar todo o processo de produção da agricultura familiar no Maranhão.

“Esse caminhão é muito importante para a gente. Vai nos ajudar a avançar na produção da Reforma Agrária e na comercialização desses produtos. Mesmo com a posse da terra e com a produção a todo vapor, não dá para produzir, sem saber como e para onde escoar essa produção. Isso vai estimular nossa companheirada a produzir cada vez mais e com mais qualidade”, explica Letícia.

Da SAF, o secretário Rodrigo Lago destacou o empenho do governador Flávio Dino com a Reforma Agrária e relembrou o esforço de Eugênio Peixoto, um dos coordenadores da Câmara Técnica da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, que faleceu no último sábado (19/6).

“As emoções são múltiplas, com a presença do caminhão e a imagem do companheiro Eugênio Peixoto. Ele queria vir aqui fazer essa entrega simbólica, ele me fez esse pedido. O Assentamento tem nos ajudado muito no programa que lançamos esse ano, que é o Comida na Mesa, que entrega cestas básicas para matar a fome das famílias mais vulneráveis”, disse o secretário.

Eugênio Peixoto, em visita ao Armazém do Campo, espaço de comercialização do MST em São Luís. Foto: Arquivo Armazém do Campo/MA

Homenageado em todas as falas da solenidade, Eugênio Peixoto foi secretário de Reordenamento Agrário do Ministério da Agricultura durante o governo Lula, entre 2003 e 2007 e, atualmente atuava com empenho pelo Maranhão na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e junto aos diversos movimentos e entidades ligadas aos trabalhadores do campo no estado, em especial ao MST.

Atuação essa reforçada pelo representante do setor de produção do MST nacional, Milton Fornaiser, ao destacar a importância de fortalecer os vínculos com os setores políticos em benefício da estruturação dos assentamentos para a produção da Reforma Agrária.

“Estamos construindo a resistência, aliada ao respeito ao meio ambiente. É importante a estruturação dos assentamentos e, sozinhos, nós não conseguimos, é preciso apoio das forças políticas e estamos no caminho certo. O que está acontecendo aqui é fruto também do trabalho de Eugênio Peixoto, que lutou por essa integração”.

Participaram da solenidade representantes do MST, AGERP, SAF e Prefeitura Municipal. Foto: Elitiel Guedes

O prefeito de Itapecuru-Mirim, Benedito Corba (PSB) parabenizou o trabalho desenvolvido pelo MST em defesa da dignidade humana e efetivação de uma política estratégica fundamental para o desenvolvimento do país.

Corba declarou o compromisso de, ao lado do governador Flávio Dino e dos movimentos sociais, lutar por garantias de valorização dos trabalhadores do campo e da produção regional. “Com os desafios da contemporaneidade, precisamos produzir e precisamos melhorar as condições de vida daqueles que produzem, porque temos um mercado e precisamos ocupar espaço, para que essa produção seja valorizada e reconhecida, um processo importante da Reforma agrária”, conclui.

MST Contra a Fome

O MST é referência em ações de solidariedade com a doação de mais de 4 mil toneladas de alimentos durante a pandemia. Foto: Reprodução/MST PE

As cooperativas do MST se destacam em doações de alimentos durante a pandemia, com as imagens de dezenas de caminhões em todo o país, carregando toneladas de esperanças para famílias em situação de vulnerabilidade.

No território nacional, o Movimento Sem Terra já doou mais de 4 mil toneladas de alimentos e 700 mil marmitas oriundas dos próprios territórios de assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária.

O Maranhão é um dos estados que compõe essa frente de doações, premiado pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) em dezembro de 2020, em reconhecimento às iniciativas realizadas durante esse período.

*Editado por Solange Engelmann