Teatro

Projeto leva curso de formação em Teatro do Oprimido a iniciativas populares em Alagoas

Curso de Formação em Teatro do Oprimido será realizado de forma online, formando 40 agentes multiplicadores em todo o estado
Atividade do Laboratório Alagoano de Teatro do Oprimido (LATO). Foto: Thomaz Japiassú

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Idealizado pelo Laboratório Alagoano de Teatro do Oprimido (LATO), o Ciclo de Formação em Teatro do Oprimido promove uma agenda de atividades para formar multiplicadores com a criação de espetáculos de Teatro Legislativo nas mais diversas comunidades de Alagoas. O projeto tem apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.

Com 40 vagas destinadas, prioritariamente, para integrantes de movimentos populares, grupos culturais, organizações sociais e comunitárias de todas as regiões do estado, as inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (28/6). O curso, que será online e dividido em dois módulos, conta com a participação de referências do Teatro do Oprimido em Alagoas, com oficinas prático-teóricas, além de seminários, ciclos de debates, acompanhamento às atividades de multiplicação e apresentações teatrais.

Um dos objetivos da formação é estimular o processo de organização nos mais diversos territórios e setores a partir das ações do Teatro do Oprimido. Com as técnicas e estratégias do Teatro Legislativo, o curso pretende refletir sobre os problemas enfrentados no cotidiano das comunidades, bem como os possíveis caminhos para superá-los.

Oficina de Teatro do Oprimido com Jovens do MST em Alagoas. Foto: Divulgação

O Projeto conta com a parceria da Escola Popular de Teatro de Alagoas, MST e do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (NAJUP Aqualtune), além da Associação Artística Cultural O Arrebol (AACA). 

O Teatro Legislativo

Uma das possibilidades de utilização da metodologia do Teatro do Oprimido, trabalho social e artístico que propõe uma forma de teatro crítico e participativo criado pelo teatrólogo Augusto Boal, o Teatro Legislativo é pautado pelos conflitos reais que existem na realidade de determinado território ou grupo e, a partir dessas contradições, refletir sobre as leis e suas alterações necessárias na busca da justiça social.

Arte Ciclo de Formação

O Teatro Legislativo aponta ainda as possibilidades criativas e coletivas de organização popular para construir leis mais justas que visualizem as relações de opressão e os sujeitos envolvidos nesses conflitos, constituindo o teatro como espaço de diálogo, análise, mobilização e articulação. 

Laboratório Alagoano de Teatro do Oprimido

Criado em 2009, o LATO desenvolve uma série de ações na perspectiva de desenvolver e ampliar as atividades de Teatro do Oprimido em Alagoas.

Desde então, vem realizando mostras, eventos, apresentações teatrais, exposições de artes visuais, cursos e oficinas, além da divulgação das iniciativas em Teatro do Oprimido no estado, dialogando e potencializando a linguagem teatral com uma série de comunidades, territórios e organizações sociais.

*Editado por Solange Engelmann