Notas

NOTA DA FRENTE BRASIL POPULAR

Fora Bolsonaro! Por um projeto popular para o Brasil

A Frente Brasil Popular – composta por mais de 80 organizações do movimento popular, sindical, estudantes, partidos políticos e entidades de juventude, mulheres, negros e negras, da saúde, cultura, comunicação e direitos humanos – saúda o processo de organização e mobilização da militância no 19 de junho. 

Foram mais de 750 mil pessoas nas lutas em mais de 400 municípios por todo o país. O acúmulo histórico, o enraizamento nacional, a interiorização e a atuação das organizações da Frente Brasil Popular foram decisivos para a ampliação do número de participantes e de municípios, dentro do esforço de unidade com o conjunto das forças populares. 

As manifestações expressaram o luto e a indignação com a tragédia da pandemia do coronavírus, que levou à morte mais de 500 mil pessoas no Brasil. A situação chegou a essa gravidade por conta da irresponsabilidade do presidente Jair Bolsonaro na condução das políticas sanitárias e no descaso na compra das vacinas. 

A Campanha Nacional Fora Bolsonaro se consolidou como um espaço amplo, estável e democrático de unidade de ação. Ela tem conduzido o processo de mobilização e aprovou a realização da próxima manifestação nacional no dia 24 de julho, com o apoio da Frente Brasil Popular. Todos devemos, portanto, nos mobilizar e participar da 5ª Plenária de Organização das Lutas Populares na próxima quinta-feira, 01 de julho, às 18h. (Inscreva-se: linktr.ee/campforabolsonaro),

As mobilizações massivas do campo progressista foram muito expressivas e marcaram uma mudança na conjuntura nacional, colocando as forças populares como protagonistas na disputa política.

A partir de agora, a responsabilidade cresce e as tarefas se multiplicam para enfrentar o desafio de ampliar a massificação e espraiar para um número ainda maior de municípios a luta. 

A Frente Brasil Popular atuará para impulsionar as lutas e dar um salto de qualidade, com tarefas a nível nacional, estadual e municipal. 

A mobilização tem potencial de crescimento, que será alcançado com um trabalho meticuloso e dedicação militante a um processo de construção em diversas frentes.

Diante do trabalho da CPI da Pandemia no Senado, que tem exposto a irresponsabilidade do presidente Bolsonaro, os partidos progressistas construíram a proposta de apresentar um novo pedido unificado de impeachment de Bolsonaro, na próxima quarta-feira, 30 de junho.

O pedido vai congregar na mesma peça a adesão de todos aqueles que já protocolaram de forma individual ou partidária. Assim, pretende aumentar a pressão sobre o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), concentrando o foco das grandes jornadas do próximo período.

A construção com o movimento sindical reunido no Fórum das Centrais Sindicais, cumprirá um papel fundamental para a massificação da mobilização, envolvendo no processo de lutas a classe trabalhadora organizada.

Os movimentos populares das cidades e do campo, que fazem a luta por direitos a partir dos territórios, têm a tarefa de intensificar a atuação nas comunidades de trabalhadores/as, em defesa de uma política de renda e de um programa de empregos. 

A unidade das forças populares se construiu em torno da luta pelo afastamento do presidente Bolsonaro, da aceleração da vacinação para salvar vidas e da retomada do auxílio emergencial de R$600 até o final da pandemia. 

No próximo período, a Frente Brasil Popular propõe abrir o debate entre as suas organizações e com o conjunto das forças populares sobre as bandeiras de luta e as linhas de massa, considerando os desafios colocados pelas mudanças na conjuntura. 

A aprovação da privatização da Eletrobrás no Congresso Nacional alerta para a necessidade de fortalecer a luta contra as reformas neoliberais. Os cortes no orçamento das universidades e da saúde e a tramitação da Reforma Administrativa, por exemplo, atingem estudantes, professores e servidores públicos e retiram direitos da população.

A luta contra o racismo e a violência que agride a população e as mulheres negras também terá destaque especial nesse mês de julho.

Diante disso, a Frente Brasil Popular reunirá organizações nacionais e a representação dos estados para planejar o processo de mobilização até o dia 24 de julho, levantar as tarefas a serem realizadas e discutir o programa que devemos construir com o conjunto das forças populares no próximo período. O encontro deverá ocorrer no próximo dia 6 de julho, às 9h30.

Calendário

🗓️ Até 26/jun – Atos simbólicos 500 velas por 500 mil em diversas cidades (Saiba mais: instagram.com/respira_brasil)

🗓️ 26/jun – Atos por Fora Bolsonaro no Estado de Santa Catarina (Sabia mais: bit.ly/3xK2DKB)

🗓️ 26/jun – Atos em memória dos 53 anos da passeata dos 100 mil e mobilizações contra a ditadura militar convocados pelo grupo Geração 68 sempre na luta. (Sabia mais: fb.com/groups/278472257250552) 

🗓️ 27/jun, 15h – Super Live StopBolsonaro (fb.com/mundialstopbolsonaro)

🗓️ 30/jun, 14h – Ato de Entrega do “Superpedido” de impeachment em Brasília

🗓️ 01/jul, 18h – 5ª Plenária Nacional de Organização das Lutas Populares da Campanha Fora Bolsonaro. Inscreva-se: linktr.ee/campforabolsonaro

🗓️ 06/jul, 9h30 – Coletivo Nacional da Frente Brasil Popular (Organizações nacionais + Representação dos estados)

🗓️ 16 de julho – Dia de Mobilização por Moradia e Fora Bolsonaro

🗓️ 24 de julho – Dia de Mobilização por Fora Bolsonaro

Operativa Nacional da Frente Brasil Popular, 25/06/2021