Fora Bolsonaro

7 motivos para participar dos atos pelo Fora Bolsonaro neste 3J

Campanha Fora Bolsonaro ganha força e realiza novas manifestações pelo país o 3 de julho
Foto: Daniel Oliveira e Ana Cristina

Da Página do MST

Neste próximo sábado, 3 de julho, a Campanha Fora Bolsonaro, articulação que envolve organizações, instituições, partidos, sindicatos e movimentos populares, realizará mais um grande dia de mobilizações. A nova data para ir às ruas foi antecipada para aumentar ainda mais a pressão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid após as denúncias de superfaturamento na compra da vacina Covaxin. 

Bolsonaro está no seu pior momento desde o começo do governo, não só por sua popularidade em 23%, segundo pesquisa Ipec (ex-Ibope), como também têm perdido apoio nas ruas e no Congresso com as crescentes denúncias a respeito da Covaxin. Além disso, nesta quarta-feira (30/6) será apresentado o “superpedido” de impeachment contra seu mandato, elaborado a partir da análise dos mais de 100 pedidos de impeachment que já foram protocolados na Câmara dos Deputados. Ao todo, Bolsonaro já soma o maior número de pedidos de impeachment que Dilma, Temer e FHC juntos.

Por isso, listamos abaixo 7 motivos para se juntar às manifestações neste sábado:

1. Cuidados em primeiro lugar!

Mobilização no 19J – Fora Bolsonaro na Zona da Mata MG. Foto: Acervo MST

A questão sanitária é muito importante diante da crise gerada pela Covid-19. Por isso, entidades alertam que a volta às ruas tem que ser de forma segura: com máscara, álcool gel e distanciamento social, a exemplo do que ocorreu no 29M e 19J.

2. A rua é nossa!

Mobilização de 19J – Fora Bolsonaro em São Paulo. Foto: Ricardo Stuckert

As mobilizações das forças populares sinaliza que, além da popularidade, os governistas perderam o “monopólio das ruas”. Ao mesmo tempo, tem diminuído a intensidade da atuação das milícias bolsonaristas nas redes sociais

3. “Vacina no braço…

Mobilização no 19J – Fora Bolsonaro em Uberaba-MG. Foto: Acervo MST

Com a evolução da pandemia, a pressão das ruas tem um efeito de apressar e alertar sobre a necessidade da vacinação. Embora a tendência mundial aponte para o aumento da oferta de imunizantes, o que temos visto no país é uma lentidão na disponibilidade das vacinas. O Brasil atingiu a marca de 25 milhões de vacinados com duas doses contra a Covid-19, correspondendo a 12% da população.

4. … e comida no prato”

Mobilização no 19J – Fora Bolsonaro em Governador Valadares. Foto: Acervo MST

Após o mês mais letal da pandemia no país, trabalhadoras(es) do campo e da cidade levantaram suas bandeiras por: “Vacina no braço, comida no prato e fora Bolsonaro!”. Em alguns pontos, é possível se juntar à campanha e também realizar doações para campanhas de solidariedade que levam comida aos mais vulneráveis durante a pandemia. A doação de alimentos tornou-se uma ação emergencial diante da fome crescente no país.

5. Dinheiro para quem mais precisa

Mobilização no 19J – Fora Bolsonaro no Rio de Janeiro. Foto: Pablo Vergara

A aposta de Bolsonaro é estimular alguma recuperação econômica, uma vez que o crescimento do primeiro trimestre foi acima das expectativas de estagnação. E por isso é necessário que a Campanha também já sinalize um programa de construção nacional, tornando explícito a necessidade de revogação do teto dos gastos para retomar a capacidade de investimentos do Estado, por exemplo.

6. Tomar um lado é essencial

Mobilização de 19J – Fora Bolsonaro no Rio Grande do Sul. Foto: Maiara Rauber

Neste momento é importante que as brasileiras e brasileiros entendam porque precisamos nos unir contra o governo. Artistas e influenciadores digitais que antes se mantinham “neutros” tem mostrado seus posicionamentos políticos. Na semana passada, o cantor Djavan se declarou abertamente contra Bolsonaro. Na anterior, impulsionados pela marca de meio milhão de mortes pela Covid-19, os ex-BBBs Lucas Penteado, Juliette e Gil do Vigor também tem se posicionado contra o Governo atual. Somos todas(os) Fora Bolsonaro!

7. Apontamentos para as próximas eleições

Mobilização no 19J – Fora Bolsonaro em Pernambuco. Foto: Hugo Muniz

Embora estas manifestações não tenham a intenção de projetar nomes presidenciáveis, é necessário levantar as bandeiras democráticas e progressistas para derrotar a extrema-direita. A eleição será uma guerra decisiva para a derrota do fascismo e enfrentar o neoliberalismo.