Armazém do Campo
5 anos de Armazém do Campo: Site marca início das comemorações
Por Fernanda Alcântara
Da Página do MST
Neste mês de julho, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra comemora cinco anos do Armazém do Campo em São Paulo. A loja, localizada no centro da capital paulista, foi o primeiro espaço com o nome e acumula sucesso em sua curta trajetória de comercialização de alimentos saudáveis, oriundos de assentamentos e acampamentos do MST de todo país.
Com o lançamento do website da Rede de Armazém do Campo (armazemdocampo.com.br), o MST e toda a rede dá início às ações comemorativas que lembram as conquistas do Armazém do Campo, fruto da luta pela terra, da produção agroecológica, da organização produtiva através das associações e cooperativas espalhadas pelo Brasil.
Dentre as ações previstas estão textos e materiais com relatos produtivos sobre os alimentos saudáveis comercializados pela loja, e como esta produção está ligada à Reforma Agrária Popular. Na loja do Armazém do Campo em SP são encontrados derivados do leite, café, mel, geleias, arroz, feijão, achocolatados, cereais matinais, cervejas artesanais, verduras e legumes provenientes de assentamentos Sem Terra, cooperativas, agricultura familiar e de empresas parceiras.
Mas muito além da produção orgânica e agroecológica, o Armazém do Campo oferece também vários produtos e acessórios, tais como camisas, bolsas, aventais, bonés, máscaras, agenda e luvas de forno com a logo do MST. O espaço físico, consolidado ao longo do tempo com encontros artístico, político, cultural e, sobretudo, de luta e resistência diante da conjuntura, traz nesse aniversário as dimensões que o Armazém articula, como alimentos saudáveis, músicas, livros e o principal: a poesia da existência humana e coletiva.
Neste período de pandemia, a rede de Armazém do Campo tem assumido a solidariedade como uma de suas principais bandeiras, em ações de combate à fome na centralidade dos objetivos da loja. Estas ações também farão parte deste aniversário de cinco anos, culminando em um banquetaço que está sendo organizado pelo Movimento.
Comemorações
Também está programada uma live cultural de comemoração, que contará com a presença de diversos artistas que passaram pelo Armazém nesses anos. No perfil do Armazém do Campo SP(@armazemdocampo.sp), serão sorteadas “super-cestas da Reforma Agrária” e, para participar, basta acompanhar os posts que serão publicados em breve.
No ano passado, o Armazém já havia inaugurado sua plataforma de e-commerce, batizada de armazemdocampo.shop. A loja on-line conta com uma grande variedade de produtos e acessórios do MST e pode ser acessada por todo o país.
Sem esquecer do lema destes tempos, o Armazém também se une à campanha por vacina no braço, comida no prato, e as diversas atividades estão planejadas com todos os cuidados sanitários recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sem aglomerações. Confira todos os pontos em que você pode conhecer mais sobre esta rede política e cultural que busca aproximar a Reforma Agrária Popular da classe trabalhadora da cidade no site do Armazém do Campo.
*Editado por Solange Engelmann