Homenagem

Nota: MST se despede de José Ramos Tinhorão

Jornalista, crítico ensaísta de música popular, pesquisador de temas de história social; era também um inconformado com a exploração e a pobreza
Foto: Marcos Fernandes/CB/D.A Press

José Ramos Tinhorão partiu nesta terça-feira, 03 de agosto, aos 93 anos. Numa tarde fria de inverno, o Brasil e a música popular brasileira perdem um dos seus grandes pesquisadores, certamente um dos que mais escreveu sobre a história musical do país.

Antes de tudo, Tinhorão era um apaixonado pelo nosso povo e pela nossa música popular. E era também um inconformado com a exploração e com a pobreza. Essa paixão e inconformismo ele transformou em consciência política. E dessa consciência ele se fez marxista.

Ao longo da vida foi jornalista, crítico ensaísta de música popular, pesquisador de temas de história social e um dos maiores estudiosos da cultura popular do Brasil. Deixou mais de 30 livros publicados, todos de inestimável valor. Sua obra, além de nos brindar com pesquisas sérias e aprofundadas, traz o essencial: o amor pelo povo, a indignação com as injustiças e a crítica ao sistema capitalista.    

O MST, que em 1997 teve a oportunidade de aprender diretamente com ele sobre essa vasta pesquisa, no Iº Seminário o MST e a Cultura, lamenta profundamente a sua partida e se sente profundamente agradecido por sua contribuição às nossas reflexões sobre o papel da arte e a Cultura.

Que a nossa música de luta e da vida possa ser nossa maior homenagem a José Ramos Tinhorão.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST