Agrotóxicos

Organizações enviam Carta contra o Pacote do Veneno à presidência da Câmara Federal

O PL nº 6299, que pretende flexibilizar ainda mais o uso de agrotóxicos no país, pode entrar em pauta a qualquer momento no Congresso.
Protesto contra PL dos agrotóxicos no Rio Grande do Sul. Foto: Leandro Molina

Da Página do MST

Nessa semana, 38 organizações e movimentos que compõem a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida, entre eles o MST, enviaram uma Carta ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, e aos líderes de bancadas e blocos no Congresso Federal.

Na carta, estão os argumentos contra o Pacote do Veneno (PL nº 6299/2002) e a favor da Plana Nacional para a Redução de Agrotóxico – PNARA (PL 6670/2016), que estão para entrar em pauta a qualquer momento no Congresso.

“O povo precisa de um Estado que garanta medidas de proteção à saúde, e que a própria legislação e a regulação de agrotóxicos assegurem maior proteção aos biomas, ecossistemas, bens da natureza, a vida das pessoas e dos animais”, afirma trecho do documento.

Confira na íntegra a Carta contra o Pacote do Veneno

Mobilização regional contra o Pacote do Veneno

Entre as iniciativas propostas pela articulação da Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Viva é de que entidades, movimentos e bancadas também protocolem esse documento nos endereços de e-mail dos deputados e deputadas.

Para ampliar a mobilização contra o Pacote do Veneno, seminários regionais virtuais estão  previstos para ocorrer a partir da próxima semana. Confira o calendário: 

18/08 – Sul

25/08 – Centro-oeste

1º/09 – Nordeste

08/09 – Norte

15/09 – Sudeste

As iniciativas dão continuidade à “Mobilização Nacional Contra os Agrotóxicos e Pela Vida”, realizada entre 15 de junho e 5 de julho, por frentes parlamentares e movimentos sociais. A série de encontros aconteceu de forma virtual semanalmente, com contribuições científicas e das famílias agricultoras e organizações sociais que constroem a agroecologia nos territórios, para ampliar o diálogo com a população brasileira sobre os impactos dos agrotóxicos para a saúde humana e do ambiente. 

*Editado por Fernanda Alcântara