Centenário Paulo Freire

O legado de Paulo Freire em 6 documentários

Para celebrar o Centenário do pensador, realizamos uma seleção de produções audiovisuais diversas sobre o seu legado

Por Bárbara Vida
Da Página do MST

A Jornada do Centenário Paulo Freire, realizada durante todo o ano de 2021 pelo MST, é comum encontrar diversos materiais que mostram a pluralidade do Patrono da Educação brasileira, uma vez que sua obra convida a pensar e incidir em uma prática educativa plural e igualitária.

E para instigar ainda mais a reflexão, compreensão e ação, selecionamos 8 obras audiovisuais que dão um panorama deste legado. Entre os filmes, temos o curta-metragem “As 40 Horas de Angicos” (1963), documentário sobre a campanha de alfabetização de jovens e adultos sistematizada por Paulo Freire. Sugerimos também o “Glossário Audiovisual do Educador Paulo Freire”, onde é possível encontrar entrevistas em vídeo com o educador sobre os mais diversos temas. Há também biografias, seja o documentário “Paulo Freire – Contemporâneo” (2006), e a série documental “Realidade Brasileira: Episódio – Pensando com Paulo Freire”.

Entre as dicas estão também um curso online “Paulo Freire: Educador do Povo (2021)” realizado pelo Centro de Formação Paulo Freire – Assentamento Normandia (MST-PE), entre outros filmes e séries. Confira abaixo a lista e sugira nos comentários outros filmes, ou séries sobre Paulo Freire!

As 40 Horas de Angicos (1963)

(Documentário, 11min, Produção do Serviço Cooperativo de Educação do Rio Grande do Norte, Roteiro Luiz Lobo)

Após experimentos iniciais no MCP e na CEPLAR, Paulo Freire sistematizou a alfabetização de adultos no Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife e, em 1963, realizou a experiência de Angicos, no Rio Grande do Norte. O sucesso dessa experiência, alfabetizando 300 pessoas em 40 horas, e a vitalidade dos movimentos sociais no período, especialmente estudantil, provocou a escalada do sistema em todo o país. Em fins de 1963 foi elaborado o Plano Nacional de Alfabetização, visando alfabetizar cinco milhões de jovens e adultos em dois anos. O PNA teve início no Estado do Rio de Janeiro, mas foi interrompido logo após o golpe militar de 1964.

Paulo Freire – Contemporâneo (2006)

(Documentário, Brasil, 2006, 52 min, direção Toni Venturi)

Um tocante documentário para TV sobre o pensamento e a antropologia do pedagogo Paulo Freire. O filme atualiza Freire, mostrando as experiências educacionais atuais nas mais afastadas regiões do Brasil e como seu revolucionário método de alfabetização vai tirando os excluídos. 

De Pé no Chão se Aprende a Ler (1961)

(Documentário, 15min. 44seg, direção Heinz Forthmann

A campanha foi criada em Natal em fevereiro de 1961, sendo prefeito Djalma Maranhão e Moacyr de Góes secretário de educação. Implantou o ensino primário para crianças nos bairros pobres, em escolas de chão batido, cobertas de palha e metodologia inovadora. Valorizou as festas, músicas e danças populares e instalou bibliotecas populares, praças de cultura, museus de arte popular. Ampliou-se com a alfabetização de adultos pelo Sistema Paulo Freire e pela campanha De pé no chão também se aprende uma profissão.

Paulo Freire: Educador do Povo (2021)

(Curso online, Organizado pelo Centro de Formação Paulo Freire – Assentamento Normandia (MST-PE). 

O Centro de de Formação Paulo Freire organizou o curso “Paulo Freire: Um Educador do Povo!”, que aborda o papel da educação na transformação social a partir dos estudos de Freire e a relação da Reforma Agrária Popular e Educação Popular para a libertação dos povos. A filosofia de Paulo Freire foi um dos pilares da educação libertadora e popular para o modelo e formação ideológica do Movimento Sem Terra. 

Realidade Brasileira: Episódio – Pensando com Paulo Freire

(Série, 51 min, direção Tania Quaresma)

O programa Realidade Brasileira consiste na apresentação de uma série de documentários sobre os grandes pensadores brasileiros, já mortos, que marcaram o século XX. O projeto é uma parceria da TV E-Paraná com a Escola Nacional Florestan Fernandes e a Fundação Darcy Ribeiro, com apoio do Ministério da Cultura. Entre os pensadores escolhidos para compor os próximos documentários estão Caio Prado Junior, Celso Furtado, Darcy Ribeiro, Madre Cristina, Paulo Freire entre outros.

Paulo Freire, um Homem do Mundo (2021)

(Série, Brasil, direção: Cristiano Burlan) 

Série documental em cinco episódios sobre o pensador brasileiro que é referência mundial na educação.

Extra: Glossário audiovisual do educador Paulo Freire

Foto: Reprodução/ Extra: Glossário audiovisual do educador Paulo Freire

(Acervo de vídeos online. Organizadores: Instituto Paulo Freire (SP), Universidade Federal Rural de Pernambuco, Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (UFAPE)).

O glossário composto, atualmente, por mais de trezentos verbetes de vídeo, sendo estes abordados pelo educador em diferentes temáticas tanto educacional como experiências de vida compartilhadas por Freire.

No Glossário temos vídeos e áudios do educador, editados conteúdos audiovisuais e preparado um espaço virtual para disponibilização e download dos vídeos para o público.  

http://glossario.paulofreire.org/ 

*Editado por Fernanda Alcântara