Conquista

Famílias Sem Terra recebem mapa de lotes no extremo sul da Bahia

Ato de entrega foi realizado no pré-assentamento Agroecológico Plinio de Arruda Sampaio e reafirmou a importância da Reforma Agrária
Entrega de mapa dos lotes busca garantir continuidade da produção de alimentos saudáveis no pré-assentamento. Foto: Coletivo de Comunicação MST no estado da Bahia

Por Coletivo de Comunicação MST no estado da Bahia
Da Página do MST

Na manhã nublada do último sábado (29/08) famílias ultrapassaram mais uma etapa de concretização da conquista do lote, no pré-assentamento Agroecológico Plinio de Arruda Sampaio, localizado no município de Itabela no extremo sul da Bahia, referência na produção de cacau, hortaliça e banana dentro de uma perspectiva agroecológica.

Os/as trabalhadores/as Sem Terra reafirmaram a importância da Reforma Agrária ao receber o mapa dos seus lotes, como diz dona Maria Soares moradora do pré-assentamento: “Terra é pra viver e trabalhar, e chegar até aqui e reafirmar o compromisso de luta do MST na construção da Reforma Agraria Popular” 

O ato aconteceu na área social do pré-assentamento e teve início às 9:30 horas da manhã, com muita mística, ato político e entrega dos mapas às famílias, sendo encerrando com o almoço coletivo.

A atividade contou com a presença da articuladora estadual do MST no extremo sul da Bahia, Eliane Oliveira, de membros da direção estadual e regional e articuladores políticos da Brigada Ernesto Guevera, Rosemary Lisboa e Bitinho, além da coordenação e equipe técnica do Projeto de Assentamento Agreocológico Fidel Castro e lideranças políticas como Leleu da Sacaria e o ex-vereador e acampado Salvador. A equipe de trabalho e os convidados seguiram todos os protocolos e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), como uso de máscara, álcool e distanciamento social.

Para Eliane Oliveira, os dias tem sido de muita esperança do verbo esperançar, um sábado tomado de mística, “e análise do momento em que estamos vivendo de muita dureza e crueldade de um governo que massacra os trabalhadores. Mas no pré-assentamento Agroecológico Plínio de Arruda celebramos e comemoramos a chegada ao lote através de muita luta do MST.”

A entrega dos mapas é para que famílias possam continuar produzindo alimentos saudáveis dentro dos princípios da agroecologia. “A conquista de um pedaço de chão é a realização de um sonho, onde podemos plantar, colher a nossa alimentação e levar para a mesa da população um alimento saudável. Seguimos construindo e organizando a nossa base”, finaliza Eliane.

O pré-assentamento leva o nome em homenagem ao advogado, intelectual e ativista político brasileiro, Plínio Soares de Arruda Sampaio, natural de São Paulo, que faleceu em 08/07/2014.

De acordo com Julia Lopes da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Bruneto (EPAAEB), as famílias ainda não receberam os lotes de forma definitiva, mas por decisão politica do MST “hoje entregamos os mapas dos lotes, tendo vista que as famílias já se encontram nos lotes desde do final de 2019, mas devido a conjuntura, hoje viemos oficializar a entregar com o mapa. Seguimos em busca de condições digna de se viver e produzir alimentos saudáveis”, conclui Julia.

*Editado por Solange Engelmann