Grito dos(as) Excluídos(as)

O 7 setembro foi um dia de fracasso para Jair Bolsonaro, diz Kelli Mafort da coordenação do MST

Jornal Brasil Atual traz um balanço das manifestações, com representantes de movimentos populares e entidades sindicais
Manifestação contra Bolsonaro em São Luís (MA), na Vila Embratel, durante a manhã desta terça (7). O Movimento Maranhão Contra Bolsonaro realizou uma carreata, bicicleata e motociata . Foto: Hannah Letícia/MST-MA

Do Brasil de Fato*

Ouça a matéria completa

O 27º Grito dos Excluídos e 5° Grande Ato Fora Bolsonaro contou com atos em mais de 200 cidades em todo o país. Além de marchas e concentrações, as atividades incluíram ações de solidariedade, com entregas de cestas e alimentos para a população mais impactada pela crise econômica aprofundada na gestão de Jair Bolsonaro. 

“Hoje vivemos mais um passo na derrota de Bolsonaro: houve muito barulho, mas pouca efetividade na hora de mobilizar a população”, avaliou Kelli Mafort, integrante da Coordenação Nacional do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em participação ao vivo no Jornal Brasil Atual Edição da Tarde. 

Para Mafort, a manifestações antidemocráticas desta terça-feira (concentradas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), foram “ideológicas” e “mostraram a fraqueza de Bolsonaro”. “É por isso que ele precisou elevar o tom nos discursos em Brasília e São Paulo; ele ameaça e dissemina o medo porque está cada vez mais enfraquecido, e seus asseclas estão desembarcando do governo”

Assim, a dirigente avalia que o 7 de setembro foi marcado pela resistência popular: “Mesmo diante de uma situação de incitação ao ódio, ao medo, à ruptura do ordenamento democrático brasileiro, nós fomos às ruas, não nos acovardamos, ninguém foi pra debaixo da cama, não temos medo de Bolsonaro, vamos derrotá-lo, e hoje ficou demostrado que foi um dia de fracasso para Jair Bolsonaro”.

Mutirão Contra Fome, na Vila Projetada, em Niteroi (RJ), realizado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Ações de solidariedade foram uma característica dos atos contra Bolsonaro. Foto: Bernardo Camara

O jornal também recebeu o Secretário de Assuntos Jurídicos e Legislativos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Gabriel Magno. O dirigente concorda com a análise de que Bolsonaro colheu fracassos neste 7 de setembro: “uma das derrotas importantes hoje do governo foi a tentativa de radicalizar esse processo todo; o ambiente que se queria criar de que o dia de hoje representaria um ultimato aos ministros do Supremo, de que haveria um golpe, de que os ministros do STF seriam dissolvidos, não se refletiu nos atos”.   

Confira as análises na íntegra com Kelli Mafort (a partir do minuto 20), e com Gabriel Magno (a partir do minuto 43), no áudio acima. 

 —— 
*O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.