Armazém do Campo

MST vai inaugurar Armazém do Campo no Pelourinho na capital baiana

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST pretende inaugurar, em breve, unidade do Armazém do Campo na capital baiana com produtos e alimentos produzidos nos assentamentos de Reforma Agrária
Reunião par definir local do Armazém do Campo no Pelourinho. Foto: Acervo do MST/BA

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Na última quarta-feira (15), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na Bahia, junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), firmaram acordo para execução do projeto de implementação de um espaço de comercialização na capital do estado. O projeto prevê a reforma e requalificação da Casa de Arte Camponesa no Pelourinho, que será um novo espaço para comercialização dos produtos e alimentos vindos diretamente da Reforma Agrária.

Para Lucinea Durães, da Direção Nacional do MST na Bahia, “o Armazém do Campo é um espaço que se propõe a ter os produtos da Reforma Agrária, para que as pessoas possam adquirir alimentos saudáveis e apreciar o processo de democratização da terra, podendo se aproximar da organização da produção dos assentamentos em um conteúdo que nós chamamos de Reforma Agrária Popular”.

Evanildo Costa, da Direção Nacional do MST na Bahia, enfatiza que, “será um espaço tanto de comercialização dos produtos da Reforma Agrária, como um espaço também de integração social e cultural, integrando campo e cidade, mostrando o resultado da Reforma Agrária Popular”.

O Deputado Federal Valmir Assunção ressalta a importância dessa parceria entre o Governo da Bahia e o MST. “Eu gostaria de parabenizar o Governo do estado e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra por essa iniciativa conjunta. O MST já tem uma experiência muito exitosa do Armazém do Campo em São Paulo. Agora, na Bahia, recentemente inauguramos em Paulo Afonso e vamos ter em Salvador esse ponto, que é um ponto de encontrar comida orgânica, comida natural, comida saudável, alimentação saudável, livre de agrotóxicos, e ao mesmo tempo, confraternizar com os companheiros e companheiras que lutam dia-a-dia por mundo mais justo”, enfatiza.

O Secretário da SDR – Josias Gomes, e Wilson Dias – diretor-presidente da CAR, também falaram da importância dessa parceria para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado. “Dessa forma, nós vamos construindo uma relação com os movimentos sociais que lutam pela terra, para que a comercialização, que é um dos importantes vetores para a renda suficiente lá no campo, materialize-se. Com isso, estamos contribuindo com o crescimento, a divulgação, e ainda mais, venda de produtos da reforma agrária e da agricultura familiar”, destacou Josias Gomes.

“O Pelourinho é um local muito importante na Bahia, e simbólico, para que funcione esse armazém. Será um espaço de comercialização dos produtos, e também um centro de relacionamentos, onde a gente tenha a oportunidade de vender e comercializar os produtos da agricultura familiar para toda a rede turística que frequenta Salvador e o Pelourinho”, ressalta Wilson Dias.

Durante a reunião ocorrida na sede da SDR, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, foi assinada, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a ordem de serviço para a Reforma e Requalificação da Casa da Arte Camponesa no Pelourinho, após processo de Licitação para a execução do projeto. Nesse espaço, será implantado o Armazém do Campo que beneficiará famílias de áreas de Reforma Agrária organizadas pelo MST no estado.

O encontro contou com a presença da Direção Nacional do MST, com o Secretário da SDR, Josias Gomes, com diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, com Deputado Federal Valmir Assunção e o coordenador de Projetos Especiais da CAR, Gilmar Bonfim.

*Editado por Fernanda Alcântara