Pesquisa

ÓAÊ lança Campanha para saber se a alimentação escolar garante produtos da agricultura familiar

Observatório quer ouvir os agricultores e agricultoras do país para saber se a rede pública de ensino está cumprindo com o que estabelece o PNAE ao garantir que 30% do recursos sejam direcionados para compras da agricultura familiar
Foto: Tamires Kopp/MDA

Do Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ)

Depois de conhecer a situação da alimentação escolar por meio dos estudantes, Observatório da Alimentação Escolar quer ouvir os agricultores e agricultoras do país para saber se a rede pública de ensino está cumprindo com o que estabelece o PNAE ao garantir que 30% do recursos sejam direcionados para compras da agricultura familiar.

Os 30% dos alimentos oriundos da Agricultura Familiar para a alimentação escolar estão sendo garantidos? E como está o fornecimento desses produtos durante a pandemia? Para conhecer um pouco mais sobre a situação dos agricultores e agricultoras que produzem alimentos para a rede pública de ensino do país, o Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ) lança hoje, 22 de setembro, a Campanha #ContraPraGente Agricultor (a).

Esta é a segunda campanha que o ÓAÊ realiza a fim de saber mais sobre a situação da alimentação escolar por meio dos próprios atores envolvidos. A primeira, #ContaPraGenteEstudante, contou com a participação de mais de 800 educandos de todas as regiões do país e mostrou que durante o fechamento das escolas a assistência alimentar não foi universal e que há grande irregularidade e perda da qualidade da alimentação dos estudantes.

Desta vez, serão os agricultores e agricultoras a relatar se a lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar – prevê que 30% do recursos sejam direcionados para compras da agricultura familiar – está sendo cumprido – antes e durante a pandemia. Por isso, a iniciativa disponibiliza um questionário para que agricultores/as individuais e/ou grupos produtivos formais e informais possam relatar o contexto no qual vivem.

As perguntas visam ainda mapear o perfil dos agricultores e agricultoras, trazendo inclusive um olhar sobre questões de raça e gênero. Após essa fase, os dados serão analisados e utilizados como subsídio para futuras ações em prol da garantia do direito à alimentação escolar. Para acessar o questionário clique aqui.

Sobre o Observatório da Alimentação Escolar

O Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ) é resultado de uma ação conjunta entre organizações da sociedade civil e movimentos sociais para monitorar e mobilizar a sociedade sobre a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Seu objetivo é ampliar a escuta, as narrativas e o diálogo com estudantes e suas famílias, agricultoras e agricultores familiares, além de membros de conselhos que atuam com a alimentação escolar, para incidir de forma coletiva na defesa deste programa.