Nota de falecimento

MST se despede de Carlos Neder, camarada de lutas e sonhos

Carlos Neder sempre esteve na linha de frente em defesa da classe trabalhadora durante toda sua trajetória como médico e militante
Foto: Reprodução/Acervo pessoal

Da Página do MST

É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do nosso grande camarada, parceiro e amigo Carlos Neder. Vítima da Covid-19, Neder estava internado desde o dia 8 de agosto. Ferrenho defensor do SUS e da saúde pública, partiu em decorrência de uma política genocida que promoveu a morte de mais de 590 mil pessoas em todo o Brasil.

Nascido em Campo Grande (MS), migrou para São Paulo na década de 1970. Formou-se médico em 1979 pela Faculdade de Medicina da USP. Foi secretário de saúde do município de São Paulo na gestão de Luiza Erundina, vereador por quatro mandatos e deputado estadual. Na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Carlos Neder foi coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas no Estado de São Paulo.

O camarada Carlos Neder, durante toda sua trajetória como médico e militante, sempre esteve na linha de frente em defesa da classe trabalhadora. Como parlamentar, colocou seu mandato a serviço do povo e dos movimentos populares. Neder deixa um legado de muita luta. Sua aproximação com o MST, já de longa data, se deu pela comunhão de projeto político, na construção do socialismo, na defesa da Reforma Agrária, na defesa do povo brasileiro. Temos muito orgulho de ter tido Carlos Neder como nosso deputado na Alesp. 

Embora tristes por sua partida, sabemos que Carlos, homem de sonho e compromisso com a causa popular, continuará conosco. E ele se fará presente nas muitas lutas e ocupações que ainda realizaremos. Nas muitas lutas do povo brasileiro para a construção do socialismo.

Todo nosso carinho e solidariedade à família, amigos e ao Coletivo Cidadania Ativa.

Carlos Neder: presente, presente, presente!

São Paulo, 25 de setembro de 2021.

Direção Estadual MST/SP