Programa Ao Vivo

Comida de Verdade apresenta “Plantar Árvores é Cultivar Alimentos!”

O programa desta quarta-feira (29/9) celebra o dia da árvore com apresentação do Plano Nacional do MST: "Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis". E traz presente a produção de alimentos em SAF's e uma receita refrescante de sorvete saudável
Conectado ao Plano Nacional do MST: “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, Sem Terra realizaram na semana da árvore atividades de plantio e organização de viveiros em diversos estados. Foto: MST no Ceará

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

Qual a relação entre a preservação da biodiversidade e dos bens comuns e a produção de alimentos saudáveis para as camponesas e camponesas que vivem nos territórios de Reforma Agrária? Você já parou para pensar como essas duas práticas podem se conectar e inter-relacionar, desempenhando papel central no avanço dos sistemas de produção agroecológicos e na recuperação dos biomas brasileiros, a partir de tecnologias milenares como os Sistemas Agroflorestais (SAF’s)?

Em celebração ao dia da árvore (21 de setembro) e como parte da jornada de atividades especiais de plantio de árvores, organização de viveiros, casas de sementes, entre outros, nesta quarta-feira (29) o programa Comida de Verdade: “Plantar Árvores é Cultivar Alimentos!” apresenta o Plano Nacional do MST: “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis“, que possui o objetivo de plantar 100 milhões de árvores em todo país, em dez anos.

O programa desta semana também trará presente experiências produtivas desenvolvidas com base na tecnologias dos SAF’s, além de uma deliciosa receita de sorvete de mandioca, refrescante e totalmente saudável e dicas do Agroecólogo Namastê! Não perca, o programa vai ao ar nesta quarta-feira (29/9), às 19h, nas redes do MST.

Aline da Silva, apresentadora do programa e integrante do Coletivo Nacional de Juventude do MST em Alagoas, ressalta que a programação do Comida de Verdade de hoje procura mostrar como a produção de alimentos tem se tornado uma prática de resistência, encampada pelo povo Sem Terra, que mantém uma relação direta entre a preservação da biodiversidade e no enfrentamento aos avanços do agronegócio.

“Traremos a produção de alimentos saudáveis conectado com a tarefa de cuidar dos bens comuns, da biodiversidade, do solo, das matas, dos rios e de todos os nossos biomas, no qual os assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária estão situados. Ao mesmo tempo, também como uma prática de resistência, frente à devastação, à exploração que o capitalismo financeiro tem provocado, ao explorar os nossos bens naturais e introduzir diversos produtos químicos na produção da agricultura.”

No contexto do plano nacional do plantio de árvores do MST, Aline conta que o programa aborda as experiências de SAF’s como uma tecnologia de produção de vida, herdade dos povos originários, que atualmente são usados pelos camponeses e camponesas Sem Terra, como uma forma de resistência na terra, e integração entre a natureza e a vida humana. Nesse sentido, o Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis” atua nos assentamentos e acampamentos do MST como polinizador da produção de alimentos em conjunto com a preservação dos biomas brasileiros.

Em resumo, aponta Aline, o plano nacional de plantio de árvores “volta-se para manutenção da nossa biodiversidade, contribuindo na recuperação de áreas degradadas, dos rios, do solo, pra que a partir de cada território da Reforma Agrária, a partir das práticas agroflorestais, na produção alimentos, pra que esse território possa semear o futuro coletivo pra vida na casa comum, que é a terra”, conclui.  

Card divulgação: MST

Serviço

Programa Comida de Verdade: “Plantar Árvores é Cultivar Alimentos!”

Quando? É nesta quarta-feira (29/09), às 19h

Onde? Nas redes sociais do MST e outros parceiros

Confira os programas anteriores AQUI

Conheça o Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis:

*Editado por Fernanda Alcântara