Jornal Sem Terra

Edição Especial do JST lança campanha “Contra a Fome, por Terra e Vida: Fora Bolsonaro Genocida”

Campanha voltada às famílias Sem Terra, assentadas e acampadas, reafirma papel informativo, formativo e organizador do JST
Capa da Edição Especial. Arte: MST

Da Página do MST

O Movimento Sem Terra acaba de divulgar mais uma Edição Especial do Jornal Sem Terra. O exemplar faz parte da Campanha Nacional “Contra a Fome, por Terra e Vida: Fora Bolsonaro Genocida” e tem por objetivo ser uma ferramenta de estudo, debate e um impulsionador de lutas em defesa da terra, pela produção de alimentos saudáveis para todo povo brasileiro e de combate a fome.

Alguns temas aparecem com força na publicação: a Terra como bem comum e não como mercadoria; a denúncia contra os despejos e os números da violência no campo; o tema da Soberania alimentar, alinhada a produção de alimentos saudáveis e o combate fome; e por fim, a atual conjuntural ambiental brasileira.

Além desses temas, nesta edição especial as famílias Sem Terra, assentadas e acampadas do MST, viajarão pelas cinco regiões do país e conhecerão experiências produtivas e formativas, reafirmando a Reforma Agrária Popular.

Fora Bolsonaro Genocida

O MST, em seus diversos espaços, aponta que vivemos um período de crise estrutural do capitalismo, que tem colocado os trabalhadores e trabalhadoras frente à maior crise econômica, ambiental, política e social, como nunca vista na história. Ou seja, sua forma de exploração do trabalho, dos bens da natureza e da vida tem articulado uma agenda violenta de ataque aos direitos da classe trabalhadora, de captura do Estado para servir aos interesses econômicos de alguns poucos e um aprofundamento das desigualdades sociais.

Nesse cenário, a Campanha surge com o objetivo de posicionar o direito à terra e a produção de alimentos saudáveis como alternativas frente ao projeto de morte capitaneado pelo bolsonarismo.
Existem, pelo menos, quatro grandes tarefas com a Campanha: garantir a produção de materiais que fortaleça a luta em defesa da Reforma Agrária Popular, com foco na denúncia e no anúncio; trazer a tona a importância da Reforma Agrária em um período de aumento da fome; ampliar a relação do MST e suas bandeiras de lutas com a sociedade; e massificar o debate com as famílias assentadas e acampadas sobre a titulação e a grilagem, conectando esses temas à luta pelo “Fora Bolsonaro!”.

O Jornal Sem Terra é uma das ferramentas utilizadas pela Campanha, mas a proposta inicial é que outros instrumentos sejam construídos para potencializar a luta em defesa da terra e da produção de alimentos.

Baixe o Jornal e o cartaz da Campanha AQUI.

*Editado por Fernanda Alcântara