História

A Guerra de Canudos em 10 filmes

Entre documentários, ficções, séries de TV e aulas online, separamos 10 materiais importantes do audiovisual brasileiro sobre este importante marco histórico
Filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha. Foto: Reprodução

Por Bárbara Vida
Da Página do MST

Canudos foi um episódio marcante na história brasileira, tanto pela força desse movimento de luta pela terra de camponeses ,liderados pelo profeta Antônio Conselheiro, tanto pela tragédia que foi a repressão do estado, em uma guerra que gerou milhares de mortos.

Esse momento de resistência e violência foi muito retratado no cinema. Durante a pesquisa para esta lista, foram encontrados muitos documentários, ficções, séries de TV e aulas online. Dentre esses, foram selecionado oito filmes que estão disponíveis online de forma gratuita e dois que, embora não estejam na íntegra gratuitamente, são importantes referências para o tema.

Ficções como Deus e o Diabo da Terra do Sol (1964) e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1964), ambos os filmes dirigidos por Glauber Rocha; e Guerra de Canudos, de Sergio Rezende (1997), apresentam três formas de abordagem do cinema sobre a herança de Canudos. Não se trata da saga de Conselheiro e seus fiéis, mas das apropriações que se fizeram a partir do que Canudos representou para a história nacional. Os Sertões, outro filme que aparece nessa lista, é um espetáculo que marcou também o teatro brasileiro e que podemos encontrar na íntegra seus 05 espetáculos que encenam a obra homônima de Euclides da Cunha.  

Além dos documentários Canudos (Ipojuca Pontes, 1978) que representou o Brasil no Festival de Cannes no ano de 1978, Paixão e Guerra no Sertão de Canudos (Antonio Olavo, 1993), os documentários República de Canudos (1989) Memória do Sangue (Conceição Senna) Três Vezes Canudos (Centro de Estudos Euclydes da Cunha) revisitam esse fato histórico atualizando com as lutas e desdobramentos gerados a partir dessa guerra na região. 

Confira abaixo a lista completa:

1. Deus e o Diabo na Terra do Sol

Glauber Rocha //1964 // Ficção

No sertão do Nordeste, um vaqueiro mata o coronel que o explora e foge acompanhado da esposa. Eles juntam-se, então, aos seguidores do profeta Sebastião. Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) é o segundo longa-metragem de Glauber Rocha (1939-1981). Ao lado de Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos (1928), e Os Fuzis (1963), de Ruy Guerra (1931), completa o tríptico central da primeira fase do cinema novo. É a obra que amplia a crítica social de Glauber em relação à exploração de sertanejos e à pobreza no sertão nordestino.

2. Os Sertões 

Zé Celso Martinez, Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona // 2000 // Peça de Teatro

De 2000 a 2007, o Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona trabalhou na encenação de ‘Os Sertões’, o livro épico de Euclides da Cunha que descreve a Guerra de Canudos do século XIX no sertão brasileiro, liderado por Antônio Conselheiro. O resultado final foi uma pentalogia, formada pelas peças ‘A Terra’ (2002), ‘O Homem I’ (2003), ‘O Homem II’ (2003), ‘A Luta I’ (2005) e ‘A Luta II’ (2006), totalizando 27 horas de teatro. ‘Os Sertões’ relata os episódios da Guerra à luz da história passada e presente do Brasil e em relação à batalha do grupo contra o magnata da mídia Sílvio Santos, que queria derrubar o teatro histórico.

3. Guerra de Canudos 

Sérgio Rezende // 1997 // Ficção

Em 1893, Antônio Conselheiro (José Wilker) e seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada e decidira por enviar vários destacamentos militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. Assim, em 1897, esforços são reunidos para destruir os sertanejos. Estes fatos são vistos pela ótica de uma família com opiniões conflitantes sobre Conselheiro.

4. Canudos

Ipojuca Pontes // 1978 // Documentário

A história e a luta de Antonio Conselheiro e a gente de Canudos no final do século XIX. Um levantamento de Ipojuca Pontes e narração de Walmor Chagas com depoimentos de testemunhas oculares, que representou o Brasil no Festival de Cannes (França) e San Sebastian na Espanha. 1978.

5. Paixão e Guerra no Sertão de Canudos

Antonio Olavo //  1993 // Documentário

Paixão e Guerra no Sertão de Canudos é um documentário que conta a epopéia sertaneja de Canudos de forma ampla e aprofundada. As filmagens foram realizadas nos meses de abril e maio/93, por 180 cidades e povoados do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia, num percurso de 7.000 km, refazendo assim a trajetória de Antônio Conselheiro em suas andanças pelo sertão. O vídeo reúne raros e emocionantes depoimentos de parentes de Conselheiro, contemporâneos da guerra, filhos de Paixão e Guerra no Sertão de Canudos

6. República de Canudos

Autor desconhecido // 1989 // Documentário

República de Canudos narra a trajetória da luta de libertação das comunidades organizadas do sertão da Bahia e traz a tona a memória de Antônio Conselheiro, que sobrevive incólume no dia-a-dia, na fantasia ou até mesmo nas comunidades de Uauá, Euclides da Cunha, Cocorobó, Tucano e Monte Santo. 

7. Três Vezes Canudos 

Centro de Estudos Euclydes da Cunha // Documentário

O Centro de Estudos Euclydes da Cunha apresenta o documentário que narra a trajetória da histórica cidade de Canudos, que no final do século XIX  foi atacada e destruída por soldados do Exército Republicanos e forças policiais de vários estados brasileiros. Reerguida a partir de 1909, submergiu sob as águas da Barragem de Cocorobó em 1969, e reorganizou-se em terras da antiga Fazenda Cocorobó, para novamente reaparecer como Canudos em 1985, elevada a categoria de cidade por força de Decreto do Governo da Bahia.

8. Sobreviventes – Os Filhos da Guerra de Canudos

Paulo Fontenelle // 2005 // Documentário

O documentário conta, 110 anos depois da guerra, a história dos descendentes de quem conseguiu sobreviver ao massacre. Através de depoimentos de idosos como seu Antonio de Isabel, que hoje está com 110 anos de idade e é o único homem vivo que conheceu Antonio Conselheiro; seu João de Régis, cujos pais escaparam nos últimos dias da guerra; Dona Zefa de Mamede, cuja mãe saiu de dentro de Canudos no final da guerra para procurar comida e quando retornou a cidade já estava destruída. A obra recompõe a tragédia e o sofrimento dessas pessoas, recuperando o sonho daqueles que queriam apenas viver de forma digna nos sertões áridos e controlados por poucos.

——————————————————- 

Filmes que tem apenas os trailers na internet, mas que valem a pena conhecer:

9. Os Sete Sacramentos de Canudos

Joel de Almeida, Jorge Furtado, Otto Guerra, Luís Alberto Pereira, Pola Ribeiro, Ralf Tambke e Sandra Werneck  // 1996 // Série de documentário e ficção

Várias versões da guerra de Canudos. O filme acompanha o deslocamento de um grande canhão do Rio de Janeiro até a Bahia. Todos os episódios do filme estão descritos nos “Sertões”, de Euclides da Cunha.

Trailer do primeiro episódio  

10. Memória do Sangue

Conceição Senna // 1988 // Documentário

No fim do século passado o místico Antonio Conselheiro organizou no interior da Bahia a comunidade agrária de Canudos, onde plantações e rebanhos eram propriedade de todos. Cercados pelo exército, os camponeses não se renderam e foram massacrados. Noventa anos depois seus descendentes reúnem-se às margens do açude de Cocorobó, onde está submersa a vila do Conselheiro, em uma Nova Canudos. O problema da terra, estopim da guerra, continua o mesmo e Canudos não morreu.

Trailer

———–

Extras

Filmes que não entraram na seleção, mas que também trabalham os temas

O Cangaceiro

Lima Barreto // 1953 // Ficção

O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro

Glauber Rocha // 1969 // Ficção

O filme repõe personagens e tipos de Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), como Antônio das Mortes [Maurício do Valle (1928-1994)], beatos e cangaceiros. O filme transpõe a miséria social brasileira para a cidade de Jardim das Piranhas (espaço da narrativa). O Dragão é uma encenação que utiliza a literatura de cordel e a religiosidade popular para expor o drama da miséria nordestina. Ao mesmo tempo, apresenta os limites políticos de uma luta que parece extemporânea à conjuntura política e à modernização conservadora da ditadura em fins dos anos 1960.

Vozes da guerra 

O documentário Vozes da Guerra, de Cristina Fonseca, que resgata a história da Guerra de Canudos sob múltiplas visões, inclusive a da terceira geração dos seguidores de Antonio Conselheiro.

*Editado por Fernanda Alcântara