Marighella

Após estreia nos cinemas, filme Marighella será exibido em área do MST na Bahia

A exibição será acompanhada por um ato político com a participação do diretor e parte do elenco
Filme Marighella. Foto: Divulgação

Da Página do MST

O assentamento Jacy Rocha, localizado no município do Prado, Extremo Sul da Bahia, será palco da exibição do filme Marighella no próximo dia 6 de novembro, às 18h. Acompanhado por um ato político, o evento contará com a participação do diretor Wagner Moura e dos atores Bruno Gagliasso e Henrique Vieira, que atuam no longa-metragem.

João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST, Tata Amaral, cineasta, Maria Marighella e Carlinhos Marighela, familiares do líder baiano, e Valmir Assunção, deputado federal, também confirmaram presença.

Após dois anos de gravação, no dia 04 novembro o lançamento acontecerá nos cinemas. A exibição numa área do MST tem por objetivos promover a arte, em especial entre aqueles e aquelas que diariamente resistem e reproduzem em suas práticas cotidianas o legado do grande lutador do povo, Carlos Marighella; recuperar a memória da luta do povo; e prestar homenagens ao grande revolucionário baiano.

Para o MST na Bahia, a exibição do filme será um ato da resistência do povo camponês, já que o Movimento acredita que o cinema, e a cultura como um todo, não podem ser um privilégio de poucos, nem tão pouco conta a história de uma pequena população. Essa premissa também faz parte da construção do próprio filme.

O longa resgata parte da história do líder comunista, Carlos Marighella, que foi assassinado na noite de 4 de novembro de 1969 em uma emboscada na alameda Casa Branca, na capital paulista. O líder tornou-se uma referência de resistência à ditadura militar no Brasil.

Programação

Nos dias 5 e 6 de novembro, algumas atividades acontecerão antes do ato político de exibição do filme. O MST realizará uma Jornada da Juventude Camponesa, com atividades de formação política e agitação e propaganda, uma Plenária dos Evangélicos, uma Plenária dos Povos Tradicionais, apresentações culturais, um ato em Defesa da Reforma Agrária e uma Feira Agroecológica.

Assentamento Jacy Rocha

O projeto de assentamento Agroecológico Jacy Rocha tem três mil hectares e mais de 200 famílias desenvolvem atividades produtivas relacionadas o bovinocultura, leiteiro, horta, café, pimenta do reino, urucum, psicicultura e criação de pequenos animais.

A Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto é uma referência dentro da comunidade para o MST a nível nacional, mas também à população das cidades nos arredores. A escola já formou mais de 2.000 pessoas em cursos diversos. Entre eles se destacam três turmas do curso técnico em agroecologia e duas especializações em educação e agroecologia.

Serviço

Exibição do filme Marighella

Quando? 6 de novembro
Que horas? 18H
Aonde? Assentamento Jacy Rocha – Prado (BA), BR 101 – no Km 823 Sul

*Editado por Fernanda Alcântara