Entrevista

Por que conhecer o MST? Influencer Laura Sabino entrevista dirigente do Movimento em Minas Gerais

Num bate-papo descontraído com Silvio Netto, dirigente do MST, a Youtuber marxista dialoga sobre perguntas e dúvidas de seus seguidores sobre o Movimento Sem Terra
Imagem: Reprodução canal Laura Sabino

Por Setor de Comunicação do MST-MG
Da Página do MST

Nesta quarta-feira, 20/10, a comunicadora popular, estudante de História, youtuber e digital influencer marxista, Laura Sabino, lança em seu canal no Youtube, um dos vídeos mais pedidos por seus seguidores, sobre o MST, respondendo perguntas sobre a organização, quando surge, que terras, como funciona? entre outras.

No vídeo, Laura entrevista Sílvio Netto, da Direção Nacional do MST em Minas Gerais, que juntos dialogam sobre algumas perguntas enviadas pela rede social do Instagram e assim quebram alguns “tabus” em relação ao Movimento.

Sílvio avalia como uma importante iniciativa de dialogar com o público que circular nas redes sociais. “É a comunicação popular cumprindo com a importante missão de demonstrar ao nosso povo a urgência de uma Reforma Agrária no Brasil.”

No período da pandemia o tempo e a atuação do brasileiro/a nas redes sociais cresceu vertiginosamente. E, como sabemos, esse não é um espaço neutro. Logo, perfis como o de Laura, cumprem um papel fundamental na disputa de ideias.

“Meu trabalho é tirar o jovem do seio do liberalismo e colocar na teta de Marx”, é assim que ela apresenta o objetivo do seu perfil oficial com mais de 98 mil seguidores no Instagram, onde diariamente alimenta a rede com conteúdos políticos atuais e reflexivos, sempre reforçando o seu posicionamento político e reafirmando a ideologia e seu posicionamento de esquerda.

Confira o bate-papo completo no link abaixo:

Combatendo as fake news sobre o MST

A história de criminalização do MST é antiga e a propagação de informações falsas existem antes mesmo de se popularizar o termo Fake News.

Nesse sentindo, a Youtuber e estudante de História ressalta que os grupos de extrema direita buscam incessantemente criminalizar a legitimidade do MST e que “tal estratégia visa basicamente, criar um senso comum que valorize o agronegócio, descrito como um setor moderno e fundamental para exportações de gêneros agrícolas brasileiros. Além de, ocultar o fato de que o mesmo ocupa os melhores solos com grandes monocultivos para exportação, em detrimento da produção de gêneros agrícolas fundamentais para o abastecimento do mercado interno.”

Correlacionando tal procedimento com os altos preços de produtos como arroz, feijão, milho e batata, por exemplo, Laura reforça ainda dois aspectos relevantes que circulam nesse cenário.

O primeiro é esconder que o MST é um movimento que produz alimentos agroecológicos, sem uso de agrotóxicos, buscando atender às necessidades do mercado interno. E o segundo, não permitir que a sociedade brasileira perceba que o MST luta pela democratização da estrutura fundiária, que sofreu poucas alterações desde o período da colonização brasileira.

“Por tudo isso, é comum que exista muitas dúvidas sobre o movimento, o vídeo busca responder as principais dúvidas que existem sobre o movimento e desmistificas as mentiras e os ataques que o MST sofre,” afirma a Youtuber de 22 anos.

O Canal “Laura Sabino” no Youtube, surge em 2009, com ajuda de dois amigos (Jordana Leite e Lucas Bastos). A proposta é ‘dar voz’ e trazer à tona questões dos movimentos de esquerda. Estudante de História, Laura, conta que a motivação para criar o canal veio do seu período de escola onde os seus colegas diziam e reforçavam ideologias da extrema direita, o que a levou a perceber a necessidade de alguém de esquerda para trazer à tona as suas pautas com uma linguagem mais jovem.

Laura conta com mais de 96 mil seguidores, onde de forma descontraída, usando filmes infantis e músicas brasileiras ela analisa e traz reflexões sobre os temas abordado.

Confira nesta quarta-feira, 20, no seu canal no Youtube.

*Editado por Solange Engelmann