Cultura

Ação leva músicos a assentamento e abre teatro para camponeses e moradores da periferia no PR

“Arte da Resistência, por Terra, Teto e Pão” ocorre neste sábado (13), no assentamento Contestado, da Lapa, e no Teatro Positivo, em Curitiba.
Atividade com crianças no Centro Cultural Casarão, no PR. Foto: Sylviane Guilherme

Por Ednubia Ghisi 
Da Página do MST

Artistas que já pisaram palcos internacionais vão andar pelas estradas, escolas e agroflorestas coletivas da Reforma Agrária Popular. Famílias camponesas e moradoras de ocupações urbanas vão assistir a um concerto de música clássica em um dos maiores teatros do estado. Estes dois raros encontros ocorrem neste sábado (13), no assentamento Contestado, da Lapa, e no Teatro Positivo, em Curitiba.  

Batizada de “Arte da Resistência, por Terra, Teto e Pão”, a ação será marcada pela união da música e da luta por direitos no campo e na cidade. As atividades começam às 9h30, com uma visita dos artistas ao assentamento para conhecer de perto a história e o resultado da luta pela terra. 

Os músicos farão apresentação e oficinas para as crianças da comunidade, além de se apresentar no Centro Cultural Casarão, espaço artístico que carrega a memória histórica do assentamento e da luta. Dezenas de artistas, de áreas diversas, também vão participar da atividade.  

Atividades no Centro Cultural Casarão. Foto: Ana Santos

À noite, em Curitiba, os artistas realizaram apresentações no Teatro Positivo: um ensaio aberto a partir das 18h45, e um concerto entre 20h e 21h30, voltados especialmente às famílias do assentamento Contestado e de comunidades de ocupações da periferia da capital e da região metropolitana. 

A ação faz parte da série “Diálogos: música, cultura e democracia”, que terá início nesta sexta, dia 12, com ensaio aberto no Teatro Positivo, às 10h; 15h30 “Masterclass Diálogo, introdução à música de câmara”, na UTFPR Curitiba, Sede Centro; e às 20h concerto no Teatro Positivo, voltado aos professores, alunos, ex-alunos e funcionários da Universidade Positivo.

Idealizada pelo Instituto Res Publica, a Série busca democratizar o acesso à cultura e aproximar o setor cultural da sociedade em geral. Todas as atividades são gratuitas e a maioria terá transmissão ao vivo. 

Participam da ação os músicos Gabriel Squizzato, violista, professor assistente no Musik und Kunst Privatuniversität der Stadt Wien (Viena), e Diretor Cultural no Instituto Res Publica, entidade que idealizou e uma das realizadoras da série “DIÁLOGOS”; Cristian Badu, pianista, vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil; Rafael Cesário, professor no Instituto Baccarelli (SP), integra o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo; Angelo Martins, violinista, atualmente se apresenta como Spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná; e Pedro Gadelha, contrabaixo solista da Orquestra Sinfônica de São Paulo, depois de vários anos na Alemanha como membro da Ópera de Frankfurt. (Clique aqui para ler a apresentação completa dos músicos)

Centro Cultural Casarão. Foto: Wellington Lenon

“Criou-se esse estereótipo de que a música “clássica” que é tocada nas grandes salas de concerto, é feita para um público específico. Então, a Série Diálogos pensa justamente em levar a música até o assentamento, para as áreas rurais, para as regiões periféricas e também levá-los às salas de concerto para que tenham esse contato com os teatros, os espaços públicos”, explica o Diretor Cultural do Instituto Gabriel Squizzato. 

As atividades realizadas em parceria com Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PR), com apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Fundação Bianca Bianchi, do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR) e dos Escritórios de advocacia Bentivenha Advocacia Social e Godoy Advocacia.

Arte da Reforma Agrária Popular

Atividades no Centro Cultural Casarão. Foto: Ana Santos

Márcia Korczak, coordenadora do Setor de Educação do MST no assentamento e pedagoga do Colégio Estadual do Campo Contestado, que fica na comunidade, reforça a importância da iniciativa: “Nós acreditamos que através da música, do acesso da criança à cultura, à arte, pode proporcionar várias oportunidades para o desenvolvimento humano pleno”. 

O incentivo à arte e a cultura está presente nas práticas do MST em todo o Brasil, e no assentamento Contestado ganhou reforço com a inauguração do Centro Cultural Casarão, em 2018. A construção antiga foi erguida com mão de obra escravizada no ano de 1835, quando ainda pertencia ao Barão dos Campos Gerais, que ganhou a área do governo brasileiro. O Casarão carrega nas suas estruturas séculos de injustiça contra o povo negro e campesino, mas agora serve como ambiente de memória e produção cultural. 

A integrante do Setor de Educação do MST conta que o Centro “proporcionou esse espaço mais apropriado pra divulgação e acesso das nossas crianças à arte. A partir dele, os setores de Cultura e da Educação fizeram contatos e trouxeram vários músicos para vir dar aulas gratuitas para as nossas escolas”. 

Antes da pandemia, as educandas e educandos do Colégio e da Escola municipal da comunidade participavam de aulas de música, a cada 15 dias. Em breve, as formações serão retomadas. 

PROGRAMAÇÃO

DIA 12

CURITIBA 

15h30 – Masterclass Diálogo, introdução à música de câmara / UTFPR – Campus Centro 

20h – Concerto – Teatro Positivo  

DIA 13 

ASSENTAMENTO CONTESTADO

9h30 chegada e café

Visita às hortas e lavouras coletivas 

10h30-12h00 

– Mística: História do Assentamento Contestado e boas-vindas para os/as artistas

– Apresentação das ações de enfrentamento contra a fome durante a pandemia

– Concerto Série Diálogos com os músicos Gabriel Squizzato, Cristian Budu, Rafael Cesário e Angelo Martins

– Oficina de instrumento musical com as crianças

12h-13h – Almoço 

13h-14h30 – Retorno para Curitiba 

CURITIBA

18h45-19h

– Ensaio aberto – Teatro Positivo

20h-21h30

– Concerto Teatro Positivo