Manifestação Popular

MST e movimentos populares defendem Revolução Cubana durante ato em São Paulo

Manifestação em apoio à Revolução Cubana foi realizada em frente ao Consulado Geral de Cuba em São Paulo
Foto: @guiaoquadrado

Da Página do MST

A Revolução Cubana é um marco na história da luta de classes e permitiu que várias gerações de cubanos tivessem direito à educação, saúde, ciência, cultura, arte e esportes. Tudo isso diante da constante tentativa de deslegitimar a luta cubana pela independência, por igualdade, liberdade e justiça, alcançados sob a bandeira do socialismo. 

E por isso a barbárie capitalista, que tem nos Estados Unidos seu principal reduto, nunca deixou de atacar Cuba. Em 2021, estes ataque se tornaram ainda mais explícitos, com a promoção de uma série de ações públicas e ataques diretos e indiretos contra-revolucionários.

Neste sentido, foram marcadas manifestações financiadas por instituições imperialistas em frente ao Consulado Geral de Cuba em São Paulo neste 15 de Novembro. Mas em contraposição a estes ataques à soberania cubana, movimentos populares também mobilizaram grande parte de sua base no mesmo horário e local para celebrar os sucessos de Cuba e mostrar sua solidariedade à ilha.

“Com as nossas bandeiras em punho”

O ato cultural promovido nesta tarde contou com importantes instituições, partidos e movimentos sociais em solidariedade à cuba, com tambores, carro de som, música, palavras de ordem, poesia e bandeiras. A participação massiva de apoio à Cuba, maior que o número de pessoas “contra” a revolução, foi um tema constante levantado durante os discursos proferidos no ato.

“Cuba faz essa unidade acontecer, de diferentes campos, diferentes partidos, em prol da liberdade e de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou um dos manifestantes.

“Eles já vieram aqui para tentar arranjar confusão, para tentar depredar o Consulado, e nós não permitimos, porque sabemos da importância que a Revolução Cubana tem para o MST, para todas as organizações de esquerda, e todos os países pobres do mundo. Sabemos que é uma revolução que tem ensinado solidariedade para toda a humanidade, e agora é mais do que justo que a gente responda a este chamado”, afirmou David Zamory, da direção estadual do MST em São Paulo.

Confira fala de David Zamory, da direção estadual do MST em São Paulo, durante o ato

Enquanto a grande mídia sai em defesa da suposta manifestação contra-revolucionária, os movimentos sociais e populares mostram que o apoio à Cuba é verdadeiro, legítimo e consolidado. A maior prova é que o fato de que manifestações contra-revolucionárias de rua são raras: em 62 anos, a imprensa internacional só conseguiu refletir como significativos dois desses episódios, um de 5 de agosto de 1994 e outro de 11 de julho de 2021.

As manifestações contra o governo cubano no dia de hoje foram marcadas diante da reabertura gradual das fronteiras de Cuba para o turismo e do retorno de crianças, adolescentes e jovens às aulas presenciais. Em entrevista coletiva à imprensa alternativa, o Cônsul Geral de Cuba, Pedro Monzón, afirmou que as manifestações orquestradas por agentes norte-americanos, querem causar distúrbios que resultem em ação violenta, “mas que não terão sucesso, pois são insignificantes”.

Atualmente, Cuba é o único país latino-americano que conseguiu vacinar quase toda sua população com vacinas produzidas no próprio país e com pesquisas científicas de alta qualidade. A ilha também mantém taxas de morte e infecção por Covid-19 menores do que a média mundial e do que a média da América Latina. Tudo isso em meio a um terrível embargo econômico, que tenta sufocar a ilha e tentou, na pandemia, dificultar ainda mais a situação dos cubanos. Por isso, a resistência no Consulado de Cuba em São Paulo é embalada por canções de luta puxadas por músicos populares.

Confira o álbum com as fotos da manifestação em defesa da Revolução Cubana: