Plano Plantar Árvores

MST em MG realiza Plantio Solidário em enfrentamento à fome e à mineração

Na regional metropolitana, cerca de 200 militantes de todas as regionais se reuniram para plantar árvores no último domingo (05)
Foto: Agatha Azevedo

Por Agatha Azevedo
Da Página do MST

Como parte do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis e da Jornada Nacional de Formação e Trabalho de Base, o MST em Minas Gerais iniciou no último domingo, dia 05 de dezembro, a construção do plano de ampliação da produção de alimentos no estado.

Essa ação, que acontecerá em todas as regionais do MST, tem como objetivo produzir alimentos para a comercialização e para as ações de solidariedade. “Esse plano de ampliação de produção de alimentos, também chamado de Plantio Solidário, é nossa principal ação de enfrentamento do campo à fome”, contextualiza Maíra Santiago, do Setor de Produção do MST.

O ato de lançamento do Plantio Solidário foi realizado no acampamento Zequinha Nunes como forma de relembrar o crime da Vale na Bacia do Paraopeba e dar o tom da luta pela terra no próximo período. Segundo Fábio Nunes, do Setor de Produção, para além da importância de alimentar a população do campo e da cidade, que é uma tarefa dos que lutam por terra. “O Plantio Solidário reforça que enfrentar a fome é também combater o modelo violento e capitalista do campo brasileiro e enfrentar a mineração predatória que destrói os nossos recursos naturais e não traz riqueza para o povo”, afirmou.

Foto: Agatha Azevedo

Por meio dos sistemas agroflorestais e técnicas populares de plantio, o MST em Minas Gerais realizou o plantio de árvores para reflorestamento próximo à nascentes, além de ter plantado hortaliças e frutíferas em todo o território do acampamento. Para Maíra Santiago, a ação é a concretude do modelo de campo que o MST defende. “Existem dois projetos para o Brasil, o nosso é o projeto da vida, da alimentação, da solidariedade e da dignidade no campo e na cidade”, reforça.

Para avançar na organização do Setor de Produção em Minas Gerais para combater a fome, dialogar com a sociedade e promover uma política de autossustentação das famílias acampadas e assentadas, o Plantio Solidário também será realizado no Norte de Minas, no Vale do Mucuri, no Vale do Rio Doce, no Vale do Jequitinhonha, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata e em outras áreas da região Metropolitana de Belo Horizonte.

*Editado por Fernanda Alcântara