Solidariedade

Sem Terra realizam ações de solidariedade com as famílias desabrigadas no Extremo Sul da Bahia

Vítimas de enchentes, as famílias receberam alimentos, medicamentos, roupas, calçados, materiais de higiene e brinquedos
Foto: Coletivo de comunicação do MST na Bahia

Por Coletivo de comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

A solidariedade que sempre esteve presente na luta da reforma agraria é um dos princípios fundamentais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, foi evidenciado essa semana no município de Itamaraju no extremo sul da Bahia, após a chuvas enchente que ocorreu na região deixando famílias desabrigada e tendo vítimas fatais. As famílias dos assentamentos e acampamentos da região mobilizaram juntamente com igrejas, sindicatos entre outros, num ato de solidariedade as famílias.

Além disso ainda estamos vivenciando um momento da crise civilizatória que vem sendo aprofundada em todo o mundo com a segunda onda do Covid-19, aqui no extremo sul da Bahia temos também inúmeras famílias desabrigadas, sofrendo por causa das enchentes. O MST entendendo que o contexto atual exige ação, cuidados e generosidade coletivas para enfrentar o caos agonizantes dos dias atuais e vislumbrar dias ensolarados que hão de vir, se solidariza com as famílias dos municípios de Itamaraju e distrito de Nova Alegria, explica Eliane de Oliveira da direção estadual do MST na Bahia.

As famílias estão passando por momento difícil. Com chuvas recorrentes e uma forte enchente, algumas casas foram totalmente destruídas e outras condenadas. Além da perda total de móveis, a urgência é por alimentos e condições mínimas de seguir em frente com dignidade.

Militantes do MST, saíram das áreas de assentamento e acampamentos, estão na cidade de Itamaraju, numa onda solidariedade as famílias vítimas da inundação, colocando à disposição caminhão, cozinha coletiva, doação de roupas, cestas básicas, medicação, calçados, além da produção das áreas de assentamento e acampamentos.

Por onde passou a onda vermelha de solidariedade, as famílias agradeciam ao movimento. Em vídeo publicado nas redes sociais, o jovem Felipe Souza agradece ao MST em nome das famílias do bairro de Várzea Alegre em Itamaraju pelo ato de solidariedade, parabenizando o MST pela aula de humanidade, amor ao próximo e respeito e pensamento ideológico ficou para depois, esse momento não há divergência e convergência de ajudar o próximo. Diz.

O MST, juntamente com outras organizações desde terça feira (07) vem distribuindo diariamente 1.000 marmitex e além está nas ruas contribuindo reorganização das famílias ao retorno para suas casas e desocupação das áreas de risco. Ação e puxada pelo coletivo de Juventude do MST juntamente com as famílias assentadas e acampadas, segue mobilizadas enquanto houver alguém precisando de ajudar. Afirmar Eliane Oliveira.

Solidariedade em outros municípios de região extremo sul

As chuvas que atingiu varias cidades da Bahia, mas região do extremo sul, foi a mais afetada com chuvas cidades com Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Itamaraju, Jucuruçu, Prado, Teixeira de Freitas, Prado, Medeiros Netos, diante disso, as famílias Sem Terra organizada dentro dos municípios movimentaram com arrecadação de alimentos, roupas, cobertores entre outros com objetivo de amenizar a situação das famílias assentadas.