Natal Sem Fome

MST realizará Ceia Solidária em Maceió (AL) distribuindo mais de mil refeições

Outras cidades também realizam, na próxima quarta-feira (22), a distribuição de Marmitas Solidárias da Terra para a população em situação de rua e periferias
O MST/AL já doou mais de 400 toneladas de alimentos e inúmeras marmitas para a população em situação de rua em Maceió. Foto: L. Ângelo.

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

A Cozinha da Solidariedade, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Alagoas, responsável pela entrega das Marmitas Solidárias da Terra semanalmente à população em situação de rua, realizará na próxima quarta-feira (22) uma grande ceia no Centro de Maceió com a distribuição de mais de mil refeições.

A Cozinha, que será montada na Praça dos Martírios, contará com o envolvimento de assentados e acampados da Reforma Agrária e uma rede de voluntários amigos do MST em Maceió.

A iniciativa que integra a campanha “Natal Sem Fome”, impulsionada pelo MST em todo o país, tem o objetivo de construir uma série de ações de solidariedade que possam denunciar o cenário de fome que vive hoje o país e o papel da Reforma Agrária e da organização popular para superar esse momento.

De acordo com Marciângela Gonçalves, da coordenação do Coletivo Marmitas Solidárias da Terra, a Ceia Solidária será um momento de reafirmar o compromisso dos trabalhadores do campo e da cidade na luta contra a fome.

“Queremos aproveitar o momento natalino para construir a partilha do alimento e também denunciar a fome que volta a ser realidade para a vida de muitos brasileiros e brasileiras”, explicou Marciângela.

Segundo Gonçalves, todos os processos de preparação, organização e distribuição das refeições têm sido organizados através de mutirões e campanhas que mobilizaram centenas de pessoas nas últimas semanas. “Essa é mais uma demonstração do papel e da importância da solidariedade construída nesse momento tão difícil que estamos passando”.

A Ceia deve receber ainda a presença de lideranças religiosas, que em um momento inter-religioso vão abençoar as refeições produzidas na Cozinha da Solidariedade.

Além da população em situação de rua de Maceió, as refeições serão distribuídas em bairros da periferia da capital alagoana.

Participantes da Cozinha da Solidariedade do MST/AL. Foto: L. Ângelo.

Ações no interior

Outras cidades também realizam, na próxima quarta-feira (22), a ação de distribuição de Marmitas Solidárias da Terra para a população em situação de rua e periferias, como o caso de Piranhas, Atalaia e Mata Grande.

Ainda nos próximos dias as cidades de Girau do Ponciano e São Sebastião também realizam distribuição de cestas básicas para a população nos municípios.

Para José Neto, da direção nacional do MST, o Natal Sem Fome organizado pelo Movimento é a continuidade de um amplo processo de articulação e solidariedade dos Sem Terra no último período.

“Desde o início da pandemia nós temos construído uma série de ações de solidariedade em todos os cantos do estado. Já doamos mais de 400 toneladas de alimentos e inúmeras marmitas para a população em situação de rua em Maceió”, comentou.

A campanha Natal Sem Fome segue em suas atividades até o início de janeiro, com ações em todo o território nacional.

*Editado por Maria Silva