Liberdade para Assange

Sobre Julian Assange e sua situação na prisão

Livro "O Julgamento de Julian Assange" fala sobre a liberdade de expressão ameaçada em todas as partes do mundo

Por Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba

Julian Assange é uma vítima de tortura e tratamento desumano. Isto é uma ameaça não apenas para Assange, mas para a liberdade de expressão em todas as partes do mundo. O livro de Nils Melzer é a análise essencial e forense deste caso.

Leo Hollis é o editor de “O Julgamento de Julian Assange”: A Story of Persecution by Nils Melzer, que estará à venda a partir de 8 de fevereiro em nosso Clube do Livro.

Ouvimos recentemente a notícia do tribunal de apelação de que o Reino Unido poderia extraditar Julian Assange para os EUA. Apesar de ser totalmente previsível, ainda é chocante. Nas notícias, sua companheira Stella Moris reteve as lágrimas e perguntou como se justificava que um jornalista e denunciante que havia exposto os crimes de guerra dos EUA pudesse agora ser entregue a um Estado que havia secretamente conspirado para assassiná-lo.

É difícil não se sentir emocionado com tal injustiça, mas é importante se prender aos fatos. São os fatos do caso que são mais importantes aqui e “O Julgamento de Julian Assange”, de Nils Melzer, é um relato desapaixonado, imparcial e totalmente convincente do que está acontecendo aqui, do que realmente importa e dos terríveis custos – para Assange e para nós mesmos – que resultarão se permitirmos que esta injustiça se mantenha.

“Conheci Assange pela primeira vez em 2014, quando ele estava na embaixada do Equador em Kensington. Junto com a brilhante Sarah Harrison, estávamos discutindo como organizar e compilar os arquivos do Wikileaks a partir das informações contidas em The World According to US Empire, de uma pesquisa dos arquivos Cablegate de 2010 que o Wikileaks tinha publicado online, e através dos principais meios de comunicação ao redor do mundo. Descobrimos mais tarde que Assange já estava sob extrema coerção e vigilância de várias partes. Em uma notícia chocante do Yahoo no início deste ano, isto incluiu um plano de assassinato da CIA. Agora é hora de colocar sob julgamento a conduta dos Estados que afirmam agir como líderes morais do mundo – os EUA, o Reino Unido e a Suécia”.

Nils Melzer é um dos advogados de Direitos Humanos mais respeitados do mundo. Ele tem aconselhado a Cruz Vermelha, a OTAN e vários órgãos governamentais sobre questões de direito internacional, assassinatos direcionados e guerra cibernética. Desde 2016 ele tem sido o Relator Especial da ONU sobre Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos e Degradantes. Neste papel, ele tem lidado com crimes em Mianmar, Síria, Iraque e em outros lugares. Em 2019 ele foi informado sobre as condições do confinamento de Assange, que havia sido recentemente expulso à força da Embaixada e transferido para a prisão de Belmarsh, em Londres.

 Inicialmente relutante em se envolver, Melzer foi para Belmarsh com dois especialistas médicos para garantir que o prisioneiro estivesse sendo tratado adequadamente. Ele estava convencido de que Assange era vítima de tortura psicológica e de que sua vida estava em risco. Mais tarde naquele ano, em novembro de 2019, ele liberou uma crítica oficial sobre as condições de sua detenção e também sobre a natureza das acusações contra ele. Ele não está sendo acusado por crimes na Suécia, mas por ser um traidor dos EUA, sob a Lei de Espionagem.

O Julgamento de Julian Assange” é o relato sistemático do caso contra Assange desde Cablegate até a recente audiência de Apelação em outubro de 2021. É claro que Assange nunca enfrentará um julgamento justo nos tribunais, portanto, esta luta precisa ser travada na esfera pública. É, em primeiro lugar, uma acusação contundente ao tratamento de um denunciante nas mãos de governos poderosos que parecem se achar acima do direito internacional. Em segundo lugar, é uma defesa apaixonada da Primeira Emenda e o direito de um jornalista de publicar a verdade. Finalmente, é a história privada do próprio Assange e os sacrifícios que ele teve que enfrentar – e continua a suportar – em sua busca pela verdade.

O Tribunal de Apelação decidiu que Assange pode ser extraditado para os Estados Unidos, onde ele poderia enfrentar até 175 anos de prisão. O governo estadunidense prometeu não o prender em uma prisão de alta segurança, mas como Melzer argumenta, ele continua sendo vítima de tortura e tratamento desumano. Isto é uma ameaça não apenas para Assange, mas para a liberdade de expressão em todas as partes do mundo. A própria democracia está em jogo. O livro de Nils Melzer é a análise essencial e forense deste caso.

Obrigado Sra. Love. São pessoas como você, grandes e pequenas, lutando para salvar minha vida que me dão forças para continuar. Nós podemos vencer isso! Não deixem os canalhas sacrificarem a liberdade de expressão, a democracia europeia e a minha vida no altar do Brexit.

Julian Paul Assange
Penitenciária de Segurança Máxima de Belmarsh

Reino Unido, Inglaterra