Reivindicações

MST inicia jornada de ocupações nas prefeituras do Extremo Sul da Bahia

As famílias assentadas cobram políticas nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, como estradas, atendimento médico, construção e reforma das escolas
Assentados e acampados reivindicam o cumprimento de políticas públicas, demandas já apresentadas a alguns anos à prefeitura. Foto: MST BA

Por Izelia Silva
Da Página do MST

Nesta quarta-feira (09 ), um grupo de famílias assentadas e acampadas ocuparam a prefeitura do município de Itamarajú no extremo sul da Bahia, para reivindicar o cumprimento da pauta já apresentada a alguns anos pelo Sem Terra da região, em relação ao direito à políticas públicas para os assentados.

As famílias assentadas cobram políticas nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, principalmente na construção e manutenção de estradas, atendimento médico, construção e reforma das escolas.

O município de Itamarajú fica a 740 km de Salvador, de acordo com IBGE de 2021, possui mais de 64 mil habitantes, onde a grande maioria da população está localizada no campo. Considerando assim, seu desenvolvimento socioeconômico depende da produção agrícola destas agricultoras e agricultores.

O MST entende que é necessário fazer a luta para garantir o aspecto dos direitos constitucionais. Importante lembrar a grande influência histórica do MST para o crescimento e desenvolvimento de Itamarajú.

“Mostramos por meio desta mobilização nossa insatisfação com a administração pública que muito promete e pouco faz. Tentamos muitas vezes um diálogo com o Prefeito Marcelo Angenica em reuniões, o mesmo fez encaminhamentos que não foram cumpridos e tornaram promessas. Há uma ineficiência em atender as demandas desta população. Portanto, nós que estamos sofrendo por parte da má administração pública exigimos mudanças”, afirmam os Sem Terra do município.

Diante disso, o MST apresenta mais uma vez sua pauta de reivindicações e exige o atendimento dela por parte dos governo municipal, afirmando que a ocupação na prefeitura permanecerá por tempo indeterminado, já que os Sem Terra estão dispostos a montar um acampamento com barracos e salas de aulas, mantendo assim a luta permanente pela Reforma Agrária Popular.

*Editado por Solange Engelmann