Celebração Segura

7 dicas do MST para curtir o Carnaval de 2022 com alegria, saúde e esperança

Mesmo com a pandemia, é possível espalhar o clima da festa com a perspectiva da luta do campo e da cidade
Em 2020, enxadas foram instrumentos no Bloco Pisa Ligeiro. Foto: Dowglas Silva

Da Página do MST*

Uma das festas mais esperadas do ano, o Carnaval é o momento onde o povo brasileiro celebra a cultura do nosso país, em suas mais diversas formas de expressão. Porém, assim como em 2021, mais uma vez chegamos à esta época do ano diante de uma pandemia que continua matando diariamente.

Dados alarmantes mostram que o número de internações por síndrome respiratória aguda grave em todo o país crescem novamente e os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais comprometidos, quando não, lotados. Nesta situação, não há condições de realizarmos uma festa com a dimensão do Carnaval sem colocarmos em risco a vida dos foliões.

Diversas cidades cancelaram os festejos carnavalescos de rua em razão do aumento de infecções por Covid-19 e o surto de gripe influenza nesse início de verão. A mensagem é clara, a pandemia do coronavírus ainda não acabou.

Diante de tantos desafios e pesar, é importante pensar no Carnaval e seu caráter que expõe a leitura sobre a realidade em que vivemos, pensando que este momento também serve de reflexão sobre as crises sociais e políticas do Brasil. Desde o começo do isolamento, o MST tem usado a bandeira “Fique em casa, não em silêncio”, para celebrar, debater e organizar o Movimento durante a pandemia. Na coluna Aromas de Março deste ano, reafirmamos: vai passar.

Mas enquanto não é possível aglomerar como gostaríamos, com todo o nosso bloco na rua, seguimos mantendo as recomendações para este Carnaval.

Afinal, mesmo de casa, ele ainda pode ser de muita luta e comemoração. Confira algumas dicas!

1. Evite aglomerações, locais fechados e com pouca ventilação

Esta continua sendo a regra básica para este Carnaval: se possível, fique em casa. Sabemos que pode ser difícil depois de tantos meses em quarentena, mas é importante tentar não participar de nenhuma aglomerações que envolvam multidões neste período. Lembre-se que ainda estamos enfrentando uma pandemia!

MST Carnaval Pernambuco
Saudades de uma aglomeração? Revisite as galerias com fotos da folia, mas não saia de casa! Foto: MST no Carnaval Pernambuco, 2020

2. Agite a luta nas redes

Em tempos de pandemia, as redes sociais e rádios comunitárias têm se constituído enquanto veículos de comunicação, divulgação, articulação e formação política das bases do MST. E você também pode participar das nossas lutas! Use sua voz nas redes sociais em diversas campanhas, incluindo as hashtags!

3. Se for sair, sempre use máscara

Caso você tenha que sair, mantenha os cuidados básicos praticados nesses tempos de Covid-19. Procure sempre manter a distância de segurança de 2 metros de outras pessoas. Exercícios físicos devem ser feitos sempre individualmente, mantendo a distância. Lembre-se: Máscaras pela vida, fora genocida!

4. Mantenha seu calendário vacinal em dia, incluindo a dose de reforço!

A vacinação contra a Covid-19 é essencial para conter a pandemia. Vacine-se e continue mantendo os cuidados básicos praticados nesses tempos de Covid-19. Se possível, lembre-se de baixar no celular o Conecte SUS e imprimir e/ou copiar sua carteirinha de vacinação. Tenha ela sempre em mãos!

Foto: Acervo MST

5. Aproveite o carnaval para fazer uma “maratona” de autocuidado

Aproveite a semana de carnaval para se cuidar. O autocuidado e a luta caminham lado a lado, e em nossa rotina precisamos desenvolver práticas e exercícios que nos ajudem a cuidar de nós mesmos tanto na saúde individual, contribuindo na prevenção de doenças, mas também nas relações coletivas. Confira aqui uma reportagem especial que o MST fez com dicas de autocuidado!

Você também pode aproveitar o feriado para preparar e saborear as diversas delícias da terra. Sabemos que a alimentação é a base de tudo, e por isso uma alimentação saudável é sempre bem vinda! Prefira escolha por produtos orgânicos, da Reforma Agrária e livres de agrotóxicos. Além de saudáveis, o melhor ainda é que alguns destes alimentos fortalecem a imunidade e possuem ação antimicrobiana. Confira nas dicas abaixo!

6. Faça a sua folia em casa

Foto: Lizely Borges

Decore os espaços com enfeites de carnaval, máscaras e confetes! Para entrar no clima, faça uma playlist exclusiva com músicas carnavalescas para animar os familiares e amigos; com destaque para as Rádios e a nossa Musicoteca do site, além das nossas plataformas no Spotify! Para assistir às atrações, vale enfeitar a casa e sugerir às crianças que escolham roupas e adereços coloridos.

7. Se viajar, fique em isolamento por uma semana na volta

Foto: Arquivo do MST

Quem não se isolar deve redobrar os cuidados básicos com uso de máscara sempre e distanciamento, e especialmente quando retornar. É recomendado um isolamento mínimo de sete dias para ajudar a reduzir os riscos de transmitir o novo coronavírus aos entes queridos. Ao retorna a pessoa também deve ficar atenta aos sintomas respiratórios como tosse, sinusite, dor de garganta, febre e, caso algum destes sintomas persista, procure um médico e faça o exame de Covid-19.

*Texto adaptado do original Fique em casa, mas não em silêncio: confira 7 dicas do MST para curtir o Carnaval com segurança.

*Editado por Solange Engelmann