Reforma Agrária Popular

Ministério Público Agrário visita áreas do MST no norte de Minas Gerais

Visita ao assentamento Estrela do Norte contou com a presença de Dr. Afonso Henrique de Miranda, procurador do Ministério Público Agrário de Minas Gerais
Visita de Dr. Afonso Henrique de Miranda no assentamento Estrela do Norte, em Minas Gerais. Foto: Comunicação MST em MG

Por Matheus Teixeira, do Setor de Comunicação do MST em MG
Da Página do MST

Na tarde de ontem (15), o procurador do Ministério Público Agrário de Minas Gerais, Dr. Afonso Henrique de Miranda, juntamente com sua equipe foram recebidos no assentamento Estrela do Norte, antiga fazenda Sanharó, no município de Montes Claros-MG, onde, de forma muito efetiva junto à comissão de direitos humanos, tiveram uma atuação importante na conquista do território. O objetivo da visita à região é acompanhar áreas em conflito no norte mineiro e rever as famílias assentadas e o desenvolvimento da reforma agrária popular  após um período de 15 anos desde a última visita.

Samuel Costa, da direção estadual do MST, conta sobre o valor histórico de receber o promotor nas áreas do assentamento e reafirma a importância de tal atuação para com a reforma agrária popular. “Foi fundamental a participação do Ministério Público Estadual através do promotor Dr Afonso, para evidenciar a tentativa de grilagem da fazenda Sanharó pelos “Proença e seus jagunços.” “

Visita de Dr. Afonso Henrique de Miranda no assentamento Estrela do Norte, em Minas Gerais. Foto: Comunicação MST em MG

Ele relata ainda sobre a importância da atuação em conjunto do MP e da comissão de direito humanos para garantia de segurança e conquista do território. “O MP, numa força tarefa conjunta com a Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia, conduzida pelo então presidente deputado Durval Ângelo, desmontou a quadrilha que ameaçava, importunava e violentava as famílias acampadas.”

Em 2014 o MST reconheceu nacionalmente a contribuição e dedicação do Dr. Afonso através do Prêmio de Luta pela Terra. O prêmio é conferido  pelo MST em datas significativas a pessoas que se destacaram em defesa das lutas camponesas, da reforma agrária e de uma sociedade socialista.

*Editado por Fernanda Alcântara