Violência no Campo

Alerta: ataque à acampamento do MST na Bahia

Homens armados espancaram e atiraram em acampados da fazenda 2 Rios, em Itaetê, município da região da Chapada Diamantina-BA

Da Página do MST*

Na manhã de hoje (29), dois homens armados abordaram as famílias acampadas na fazenda 2 Rios, no município de Itaetê/BA, na região da Chapada Diamantina. Os homens que não tinham identificação ou uniforme se apresentavam como policiais, mostraram as armas de fogo e renderam os militantes.

Eles espancaram e atiraram contra os camponeses. Um dos tiros chegou a acertar uma das acampadas, que já foi socorrida e hospitalizada, sem risco de vida. A intimidação por parte dos pistoleiros acontece desde o dia 25. A polícia já foi acionada, porém as ameaças continuam sendo feitas pelos pistoleiros.

A Fazenda 2 Rios, foi ocupada na última sexta (25), com cerca de 250 famílias, que amanheceram fincando a bandeira vermelha no latifúndio que possui mais 3,5 mil hectares de terras improdutivas. Esta é a terceira ocupação da Regional Chapada Diamantina realizada neste mês, as outras ocorreram, em uma área de monocultivo de eucalipto, abandonada, pertencente a empresa Ferbasa, no município de Planaltino/BA.

Com cerca de 230 famílias que ocuparam a área. E outra no município de Piritiba/BA, na fazenda Cajazeira, com 50 famílias. A área também está abandonada e improdutiva. Agora, o MST reivindica sua desapropriação para fins de Reforma Agrária.

*O texto será atualizado assim que novas informações chegarem

**Editado por Fernanda Alcântara