Internacionalismo

Nosso muito obrigada à contribuição na Campanha Bicicletas para Zâmbia

Campanha Bicicletas para Zâmbia se encerra com um saldo positivo
Foto: Brigada Internacionalista Samora Machel

Por Brigada Internacionalista Samora Machel
Da Página do MST

Em dezembro de 2020 o MST lançou a Campanha Internacional Bicicletas para Zâmbia. Durante quase um ano e meio diversos parceiros, amigos e militantes do Movimento contribuíram, por meio de doações na plataforma GoFundMe, na compra e distribuição de bicicletas que facilitariam a Campanha de Alfabetização e Agroecologia no país.

Desde 2008 o MST realiza ações de solidariedade no continente africano por meio da sua Brigada Internacionalista Samora Machel. Depois da realização de trabalhos em países como Moçambique e África do Sul, a Brigada se estabeleceu na Zâmbia, país da África Austral com pouco mais de 13 milhões de habitantes dos mais diversos grupos étnicos.

A partir de um diagnóstico feito com parceiros locais, como o Partido Socialista da Zâmbia, a Brigada conseguiu, com o auxílio de professores amigos do MST no Brasil, elaborar um método de alfabetização baseado na obra de Paulo Freire e que se adequasse à realidade do país.

Na Zâmbia os índices de analfabetismo são muito altos, 55,3% da população não lê e nem escreve em inglês (língua oficial do país). As mulheres são as mais afetadas neste cenário, apenas 10% conseguem concluir o ensino médio. Estes números têm grande relação com o desemprego e, consequentemente, com a situação de vulnerabilidade social em que muitas famílias se encontram.

A partir desta realidade o MST empreende a formação de professoras e professores voluntários em várias regiões do país, preparando o solo para as primeiras turmas de alfabetização e agroecologia. Em pouco mais de um ano 100 turmas foram abertas formando um total de 2.000 pessoas na primeira etapa da Campanha.

Os desafios foram surgindo conforme a Campanha de Alfabetização e Agroecologia acontecia, um dos mais notáveis obstáculos para professores e educandos era a dificuldade em percorrer grandes distâncias, que variavam entre 15 e 30 quilômetros, das suas comunidades até os espaços onde as aulas eram realizadas. Foi pensando nisso que o MST lançou a Campanha Internacional Bicicletas para Zâmbia. 

Distribuição das primeiras bicicletas

Foto: Brigada Internacionalista Samora Machel

Em agosto de 2021 chegaram as primeiras bicicletas para os educandos e educadores na Província Leste do país (Eastern Province), nos territórios de Chipangali, Chipata, Luangeni, Malambo e Mkaika. Esta primeira distribuição contemplou todos os professores voluntários da Campanha de Alfabetização e Agroecologia destes territórios.

Cristina Bwanda, professora voluntária da vila de N´kwate, explica que além das aulas, as bicicletas são um meio de locomoção importante para outras necessidades, como ir aos hospitais, por exemplo. “Temos longas distâncias também para ir aos hospitais e ela [a bicicleta] pode ajudar os educandos nessa locomoção para uma clínica”, exemplifica.

A fala de Cristina demonstra uma realidade latente na Zâmbia, o país sofre com pouca infraestrutura e pouco, ou nenhum, serviço de transporte público. Esta realidade é ainda mais gritante no campo, onde estão a maior parte das turmas da campanha de alfabetização. Neste cenário, a bicicleta tornou-se o meio de transporte mais popular no país, ela é usada para diversos afazeres da vida cotidiana, como ir ao trabalho, à escola e ao hospital, mas também é utilizada para transportar alimentos, instrumentos de trabalho etc.

As bicicletas doadas também tem um grande impacto na vida da comunidade como um todo. Uma vez que são usadas coletivamente, elas podem servir a mais de uma família para atividades diversas, desta forma a distribuição das bicicletas, para além de possibilitar a realização da Campanha de Alfabetização, representa um aumento na mobilidade de um grupo muito maior de pessoas.

Continuidade na Campanha de Alfabetização e Agroecologia

Foto: Paula França/ Brigada Internacionalista Samora Machel

A Campanha Bicicletas para Zâmbia se encerra com um saldo positivo, ao todo foram arrecadados recursos para a compra de 410 bicicletas, uma parte das quais já distribuídas e a outra parte a ser feita ao longo do ano de 2022, conforme a Campanha de Alfabetização e Agroecologia for se desenvolvendo.

Recebemos apoio de vários parceiros no Brasil, na Europa e nos EUA. Cada bicicleta representa o esforço e solidariedade mundial que mudou, e está mudando, vidas nesta parte da África. É um meio de locomoção coletivo nas comunidades contempladas, mas é antes disso, a possibilidade concreta de alfabetizar-se e poder viver com dignidade.

A Brigada Samora Machel e o MST agradece a todos e todas que, de alguma forma, contribuíram com esta campanha, quer seja com doações ou na divulgação nas redes sociais e espaços de organização. Atingimos a meta de manter a Campanha de Alfabetização e Agroecologia sem nos deter diante da dificuldade maior que era a distância entre as comunidades e as salas de aula.

Mas a nossa luta não para, a meta agora é continuar alfabetizando e produzindo alimento agroecológico com o povo da Zâmbia. Nesta primeira etapa da campanha muitas oficinas de práticas agroecológicas foram realizadas com as turmas e o próximo passo é concretizar a produção. Queremos construir territórios modelos com produção de alimentos sem veneno e totalmente livres do analfabetismo.

Nosso objetivo é alfabetizar mais 2000 na segunda fase da Campanha, prevista para acontecer ainda este ano em seis províncias da Zâmbia e, quem sabe num futuro próximo, internacionalizar esta experiência para outros países do continente africano.

Para saber mais sobre a Campanha Bicicletas para Zâmbia acesse arquivos anteriores: 

*Revisado por Maria Silva