Organização Popular

Em Alagoas, MST dá início a construção de Comitês Populares em todas as regiões do estado

Estão previstos mais de 100 Comitês nas áreas de Reforma Agrária em Alagoas
Comitês Populares em AL organizados pelo MST buscam fortalecer o debate político em torno que atravessa o país. Foto: MST AL

Da Página do MST

Com o objetivo de fortalecer o debate político em torno do momento que vive o país hoje, a coordenação estadual do MST em Alagoas iniciou o processo de organização dos Comitês Populares em todo o estado. Ao todo devem ser construídos mais de 100 Comitês nas áreas de Reforma Agrária em Alagoas.

A iniciativa que já toma conta de todo o país, a partir de movimentos populares, partidos, sindicatos e organizações sociais, que também promete enraizar nos quatro cantos do Brasil a possibilidade de organização popular para ampliar a capacidade de luta e mobilização em todos os territórios; além de dialogar com a sociedade sobre as eleições de 2022, com a candidatura do ex-presidente Lula e de mandatos progressistas nos estados.

“O MST coloca a construção dos Comitês Populares com uma centralidade importante nesse momento. Sabemos que para mudar a realidade que vive o povo brasileiro hoje, requer um amplo esforço coletivo que passa pelas eleições de 2022, mas que também precisa ser compreendido para além dela, com a capacidade de organização, mobilização e luta em todo o Brasil”, destacou Gustavo Marinho, da coordenação estadual do MST.

O MST deve organizar Comitês em todos os acampamentos e assentamentos coordenados pelo Movimento em Alagoas, além de contribuir no fortalecimento dos Comitês nos povoados, comunidades e municípios onde os Sem Terra possuem atuação no estado.

“Queremos fortalecer um amplo processo de diálogo com a sociedade a partir de nossos Comitês, que devem ser compreendidos como instrumentos de organização e mobilização popular no campo e na cidade”, refletiu Gustavo.

Com o lema “Vamos construir a esperança e resgatar a alegria”, os Comitês Populares devem dar o tom da organização dos movimentos populares para a campanha eleitoral de 2022: de forma politizada, com organização popular a intenção é que esses espaços sejam capaz de refletir junto ao povo brasileiro os verdadeiros rumos que devem guiar o país no próximo período.

Segundo Débora Nunes, da direção nacional do MST, os Comitês devem se espalhar por todo o país levando a organização coletiva como uma possibilidade real para a transformação do nosso Brasil. “Precisamos que os números dos Comitês extrapolem nossa expectativa. Seja no campo ou na cidade, nosso papel é estimular que esses processos se fortaleçam em cada assentamento, acampamento, povoado, comunidade, periferia, bairro, espaço de trabalho, escola ou universidade… Onde tiver gente disposta a se organizar”, explicou Nunes.

*Editado por Solange Engelmann