Agroecologia

MST na região Sul debate o Plano “Plantar Árvores Produzir alimentos Saudáveis”

“A floresta é nosso grande laboratório natural” - MST na região Sul se reuniu para debater o Plano Nacional do MST "Plantar Árvores Produzir alimentos Saudáveis"
Foto: Juliana Adriana / MST no SC 

Por Juliana Barbosa, do MST no PR
Da Página do MST

No dia (8) deste mês, cerca de 30 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da região Sul do Brasil se reuniram na Escola Vinte e Cinco de Maio, em Fraiburgo-SC, para debater o Plano Nacional do MST de Plantar Árvores Produzir Alimentos Saudáveis

A roda de conversa durou o dia todo, foram feitas formações e estudos relacionados a crise ambiental e os impactos deste cenário na natureza. Também houve o momento de compartilhar as experiências de cada estado.

Para Alvaro Delatorre, do Setor de Produção do MST-RS, a inovação que o MST faz nesse último período é de colocar no centro do debate do desenvolvimento econômico social e sociocultural a dimensão ambiental e ecológica. “O plano traz a responsabilidade de construir referência de ser um espaço de planejamento, reflexão e acúmulo de experiência e nos permite ao longo desses anos avançar na elevação da consciência política  mas também na concretização disso tudo plantando Árvores”. 

Foto: Juliana Barbosa – MST/PR 

O plano foi lançado em 2020 e tem como meta plantar 100 milhões de árvores em dez anos. A ideia é plantar nas escolas do campo, cooperativas, centros de formação, e nas cidades, fortalecer a produção de alimentos saudáveis nas áreas de assentamentos e acampamentos do MST, com o objetivo de denunciar o modelo destrutivo do capital e seus impactos ao meio ambiente. 

Foto: Sandra Ferrer MST-PR 

Crise ambiental 

A crise ambiental foi pauta durante os estudos. A população vive em uma grave crise que se desdobra numa crise climática, de perda de biodiversidade e também da poluição. 

“É urgente a gente tomar iniciativas para reverter essa grave crise que vivemos, já faz um tempo que o movimento discute e tem ações para praticar a agricultura sem a destruição dos nossos bens comuns a terra, água e a biodiversidade que é através da agroecologia”, afirmou Priscila Monnerat, Engenheira Florestal e integrante do coletivo de gênero e do Setor de Produção do MST no PR, que facilitou o momento de formação do encontro.

O plano traz consigo o aumento da diversidade de produção de alimentos sem prejudicar a natureza, conservando a vida e protegendo o solo.  

“A floresta é nossa grande professora. É nela que a gente vai para aprender como funciona esse sistema e pensar sistemas parecidos que conciliam a preservação com a produção de alimentos. Então podemos dizer que a floresta é nosso grande laboratório natural onde a gente pesquisa, aprende e depois fazemos experiência de implantar e manejar floresta que produzem uma grande quantidade e diversidades de alimentos”, conclui Monnerat. 

Fotos: Sandra Ferrer / MST no PR

*Editado por Fernanda Alcântara