Receita

Dia da Mandioca: confira delícia vegana feita com a raiz

Nesta sexta-feira (22), foi celebrado o Dia Nacional da Mandioca, base da alimentação de várias comunidades e fonte de renda de inúmeras famílias camponesas, conheça uma receita vegana preparada com o tubérculo
Queijo de mandioca vegano

Da Página do MST

Esta receita é o meu sonho de consumo. Ainda não consegui experimentar pela dificuldade de encontrar mandioca boa aqui onde moro, mas sonho em fazer este queijo que todo mundo fala que é delicioso. Obrigada ao blog blog Barbarelismus pela receita e fotos tão lindas e inspiradoras. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 

A receita original veio do blog Vega(n)atural onde você encontra receitas deliciosas e todas sem glúten. A receita postada aqui é a adaptação feita pelo blog Barbarelismus. Você pode usar o queijo para pizzas sanduíches quentes, lasanhas e qualquer receita que utilize queijo.

Ahá! Aposto que você se desesperou inúmeras vezes achando que por ser vegano e celíaco você estava condenado a nunca mais comer uma pizza deliciosa! Pois animem-se, porque hoje vamos compartilhar uma pizza deliciosa e que é 100% livre de glúten e vegana.

Mas aí você há de perguntar: “Mas como é possível fazer uma massa de pizza sem trigo?!” tchan-tchan… Com outras farinhas que a substituem tão bem, a exemplo da farinha de amaranto e de arroz (ambas usadas nesta receita)… E aí você me pergunta de novo: “Mas é possível fazer um queijo que tenha a consistência e o sabor semelhantes ao muzzarella?”… Claro que sim, minha gente! Aliás o Mandiopiry fica tão gostoso que dá vontade de comer purinho, todinho… 🙂

Receita de Queijo vegano de mandioca (Mandiopiry)

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícaras de mandioca cozida
  • 1  xícara de água (pode ser a água do cozimento)
  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1/2 colher de chá de cúrcuma
  • 1/2 colher de chá de sal (ou a seu gosto)

Modo de fazer:

Cozinhe a mandioca. Quando estiver bem macia, bata no liquidificador com a água (de preferência com a água do cozimento), o sal e o azeite.
Como fica espesso, coloque esta mistura em uma panela e acrescente o polvilho aos poucos, mexendo bem para dissolver.
Cozinhe até que engrosse um pouco e está pronto para o uso.

Coloque em um prato de vidro untado com azeite de oliva para modelar. Cubra e leve ao refrigerador para endurecer e tomar a forma de queijo. Desenforme depois de frio e sirva como preferir. Fica com uma textura parecida com o queijo mussarela. E pode ser fatiado e derrete quando aquecido, sendo perfeito para usar em pizzas. 

De volta à massa:

Pré aqueça o forno a uma temperatura média. Coloque a massa em uma forma de pizza untada e leve ao forno até que se note crocante.
Retire do forno (não apague) e comece a montagem da pizza.
Primeira camada de molho. Espalhe bem.
Segunda camada de Mandiopiry. Espalhe bem. Se estiver muito grossinho e não der para espalhar, coloque pequenos bocados por toda a pizza, porque no forno ele volta a derreter.
Terceira camada de cebola refogada (eu refoguei 3 cebolas grandes).
Quarta camada de tomates em rodelas.
Quinta camada de pimentão em rodelas.
Sexta camada de azeitonas picadas.
Sétima camada de champignones.
Polvilhe orégano desidratado por cima e leve ao forno até que o Mandiopiry esteja borbulando bastante e as verduras semi cozidas.
Retire do forno e coma até se empanturrar porque o negócio é bom demais da conta… Hahahahahaba…

*Editado por Solange Engelmann