Ameaça Bolsonarista

Organizações lançam nota em repúdio à nomeação de Coronel bolsonarista ao Comando de Policiamento da Capital de AL

Coronel do Valle é conhecido por comandar repressão ostensiva contra as periferias e organizações populares, quando esteve à frente do BOPE e do Policiamento da Capital
Coronel Do Valle. Foto: BR 104

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Movimentos populares, partidos e sindicatos de Alagoas lançaram nota conjunta, nesta quinta-feira (19), em protesto à nomeação do Coronel Walter do Valle Melo Júnior, ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) do estado, oficializado na última segunda-feira (16) pelo governo interino de Paulo Dantas.

Coronel do Valle é também conhecido pelo comando que reprimiu ostensivamente às periferias e organizações populares, enquanto esteve à frente do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Policiamento da Capital.

“Nesses períodos, houve um crescimento de assassinatos de jovens negros. Reconhecido como “linha-dura” e bolsonarista de carteirinha, a sua nomeação coloca em grave risco as vidas dos mais vulneráveis e pode representar um crescimento da violência policial contra a liberdade de expressão e as mobilizações históricas por terra, moradia e dignidade humana”, ressalta trecho da nota assinada pelas organizações.

Confira na íntegra:

NOTA DE PROTESTO E INDIGNAÇÃO

As organizações do campo, os movimentos populares e sindicais e partidos políticos abaixo-assinados vêm a público externar protesto e indignação com a nomeação do Coronel Walter do Valle Melo Júnior, conhecido como Coronel Do Valle, para ocupar o Comando de Policiamento da Capital (CPC), publicada no Diário Oficial de Alagoas nesta segunda-feira (16), como ato do governo interino de Paulo Dantas.

Do Valle já esteve nos comandos do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e de Policiamento da Capital; deste último, foi afastado após polêmica com uso de ofensas internas por meio do aplicativo WhatsApp.

Em seus comandos, reprimiu ostensivamente as periferias e as organizações populares. Nesses períodos, houve um crescimento de assassinatos de jovens negros. Reconhecido como “linha-dura” e bolsonarista de carteirinha, a sua nomeação coloca em grave risco as vidas dos mais vulneráveis e pode representar um crescimento da violência policial contra a liberdade de expressão e as mobilizações históricas por terra, moradia e dignidade humana.

Alagoas é um estado marcado profundamente pelas desigualdades sociais, econômicas e políticas (um terço da população está em situação de vulnerabilidade social). Quando o Estado não se ocupa em construir políticas públicas voltadas para a superação da fome e do desemprego, geralmente faz uso da força policial para reprimir as reivindicações vindas das camadas populares e, paralelamente, garante proteção aos responsáveis pela miséria imposta à população.

É urgente construir canais de diálogos e de suplantação do ódio e da violência contra os empobrecidos. É necessário que o Estado, na sua mais complexa formação, se empenhe, alicerçado na Constituição, para garantir moradia, educação, saúde, segurança, terra/território e trabalho ao povo alagoano.

Chega! Exigimos, em nome da paz e da justiça social, a exoneração imediata do coronel Do Valle.

Basta de alimentar personalidades que usam da violência oficial para enfraquecer a democracia.

Maceió, 19 de maio de 2022.

Associação Família de Anjos
Bancada negra
Cáritas
Central Única dos Trabalhadores – CUT
Centro de Defesa dos Direitos Humanos Zumbi dos Palmares –CEDECA
Centro de Educação Popular e Cidadania Zumbi dos Palmares – CEPEC
CIC Selma Bandeira
Coletivo Cia Hip Hop de Alagoas
Coletivo Cia Hip Hop de Alagoas
Comissão Pastoral da Terra – CPT
Conselho Indigenista Missionário – CIMI
Conselho Integração Comunitário Base Selma Bandeira
Federação dos Trabalhadores da Agricultura – FETAG /ALAGOAS
Fórum em Defesa do SUS
Frente Brasil Popular – FBP
Frente Nacional de Luta – FNL
Frente povo Sem Medo
Igreja Batista da Alegria
Igreja Batista do Pinheiro
Instituto Casa Viva
Juventude Fogo no Pavio
Movimento de Libertação dos Sem Terra – MLST
Movimento de Luta pela Terra – MLT
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST
Movimento luta de classe MLC
Movimento Luta de Classes (MLC)
Movimento Nacional de Luta por Moradia – M N L M
Movimento Terra, Trabalho e Liberdade – MTL
Mulheres em Movimento
Partido Socialismo e Liberdades PSOL – AL
Raiz da liberdade
Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas – SINTEAL
Sindicatos dos/das Assistentes Sociais do Estado de Alagoas – SASEAL
Sindicato dos Urbanitários
Terra Livre
União Nacional de Moradia
Unidade Popular – UP
Via do Trabalho

*Editado por Solange Engelmann