Perfil Lutadora

Histórica militante sagaz, mulher, negra e lutadora do MST no Maranhão

No mês da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, conheça a história de mais 30 anos de luta de uma mulher Sem Terra, nascida no interior da Paraíba, a Vânia do MST, pré-candidata à deputada federal pelo PT no Maranhão
Pré-candidata a deputada federal, Vânia do MST participou nas últimas décadas, dos principais embates da luta pela Reforma Agrária Popular no Maranhão. Foto: Hannah Letícia

Da Página do MST

Na comunidade de Canafístula no interior da Paraíba, nos idos dos anos de 1970, uma menina de uma família de camponeses sem-terra pobre e negra percebe que as condições de vida das pessoas ao seu redor não andam muito bem. Embora, lhe falte discernimento à época, não lhe faltava a astúcia do querer saber.

Algo lhe incomodava: a cerca do latifúndio que esmagava o quintal das humildes casas e encurtava a infância entre a fome e à sobrevivência. A menina foi crescendo inquieta, enérgica, estudiosa. Devorava livros de literatura emprestada pelas professoras da escola. Começa a imaginar o mundo, que não queria igual ao de sua convivência, por vezes tão brutal.

Aos nove anos lê cordel para homens e mulheres analfabetos, que só tinham o fardo do trabalho na cana, sem arte, sem direito, sem pão, sem chão. Aos 13, escreve cartas carregadas de saudades e novidades a pedido dos camponeses e camponesas para enviar aos seus parentes distantes, que foram vender sua força de trabalho em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Na juventude, embalada pelos discursos de Margarida Alves na Paraíba, a vida começa a traçar seu destino. Participa da igreja organizando grupo de jovens até que um dia lhe chega um livro sobre as mulheres combatentes da Nicarágua, a cabeça fervilha, agora tem certeza que as mulheres têm importante papel nesse mundo, concebe que a luta pode ser organizada pelo povo.

Aos 17 anos, em 1987, conhece o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Paraíba, num momento de violência e assassinatos contra os camponeses. Mesmo assim, sem temer, lhe dá vontade de engrossar as fileiras junto a tantos e tantas lutadoras contra a concentração da terra e as desigualdades sociais nesse país.

Passou a rodar o país ocupando terra e fazendo luta pela reforma agrária, ajudando a formar o MST em vários estados do nordeste. Nascia aí a histórica e sagaz militante, conhecida como Vânia do MST, que tem mais de 30 anos no estado maranhense e participou nas ultimas décadas dos principais embates da luta pela Reforma Agrária Popular na terra do arroz, da juçara, do babaçu, do reggae e do bumba meu boi.

Atualmente morando na região tocantina, em Imperatriz, Vânia do MST se destaca pelo trabalho de formação da juventude no campo e na periferia, no debate de gênero e racial e como professora.

Sempre combatente, Vânia do MST, é umas das vozes mais opositoras no Maranhão às políticas bolsonaristas que querem destruir os territórios da quebradeiras de coco, quilombolas, indígenas e ribeirinhos.

*Editado por Solange Engelmann