Despejos

Série resgata história de luta e resistência de assentamento em Alagoas

Vídeos recontam as lutas do assentamento Roseli Nunes, no Agreste do estado
Assentamento Roseli Nunes. Foto: Angelo Amorim

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Localizado no Agreste de Alagoas, na cidade de Girau do Ponciano, o assentamento Roseli Nunes segue ameaçado por um processo judicial de reintegração de posse, mesmo após 20 anos das famílias estarem assentadas seguindo todos os trâmites oficiais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A disposição de resistência das famílias na área dá voz à série “Roseli Nunes: 20 anos de história”, que conta o processo de organização da luta pela terra dos assentados e assentadas.

Organizada pelo Setor de Comunicação do MST em Alagoas, a série está organizada em cinco episódios, disponibilizados semanalmente nas redes sociais do Movimento Sem Terra.

Contemplando a diversidade das dimensões na vida do assentamento, os vídeos resgatam desde a ocupação no ano de 2003, até a organização da produção de alimentos, a construção da escola e as diversas gerações que hoje constroem a vida no Assentamento Roseli Nunes.

Localizado há 159 km de Maceió, a área abriga dezenas de famílias que vivem da terra e tiram seu sustento da produção de alimentos, abastecendo as feiras locais numa região historicamente conhecida pela prática do coronelismo e da jagunçagem, que dominam a política local.

Ao longo da história do assentamento, as famílias já receberam todos os créditos do INCRA, desde o apoio inicial, de habitação, até os investimentos do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), mesmo assim, segue sob ameaça de despejo, que sendo concretizado, representará um significativo desperdício de recursos públicos, em valor aproximado a R$1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais).

A série pretende ampliar o diálogo com a sociedade na necessidade da defesa do assentamento, bem como na afirmação da luta pela Reforma Agrária como caminho necessário para a garantia de vida digna às famílias que vivem no campo.

Três episódios já estão disponíveis para o público e toda as quartas, às 18 horas, um novo episódio da série é lançado nas redes do MST Alagoas.

Arte: MST em AL

Confira:

Teaser: Roseli Resiste

Episódio 1: História do Assentamento e a Luta Contra o Despejo 

Episódio 2: Famílias que Resistem

Episódio 3: Área Produtiva  

*Editado por Fernanda Alcântara