Luta Popular

Comitês Populares em Alagoas fortalecem organização popular no campo e na cidade

Conheça as ações desenvolvidas pelos Comitês Populares nos territórios alagoanos
Primeira reunião sobre os Comitês Populares com a Coordenação estadual do MST Alagoas. Foto: Comunicação MST Alagoas

Por Alice Oliveira
Da Página do MST

Na perspectiva de debater um Projeto Popular para o Brasil, a partir de um novo ciclo de mobilizações para fortalecer a construção de um país justo e soberano, em oposição às políticas destrutivas implementadas pelo atual governo, organizações do campo e da cidade tem apontado os Comitês Populares como principal ferramenta de trabalho popular nesse período.

O debate que se fortalece desde março de 2022 junto às organizações, sindicatos e movimentos sociais, pautado pelo reconhecimento jurídico da inocência de Lula e tendo em vista a sua força de mobilização popular, fruto da sua trajetória política como sindicalista e, posteriormente, presidente da república, e pela necessidade de se derrotar o atual governo, reafirma a tarefa do trabalho de base com a sociedade, bem como a realização de espaços populares de articulação de força social nos diversos territórios.

Em Alagoas, o MST soma-se a esse cenário, ampliando as discussões desde o mês de abril, construindo o debate e as ações dos Comitês Populares no estado, em uma mobilização que envolve os acampamentos e assentamentos do Movimento, toda a base social e militância.

Reunião com os coordenadores estaduais dos Comitês Populares do MST em Alagoas. Foto: Alice Oliveira

A partir dessa mobilização, foram construídos dezenas de Comitês Populares nas áreas organizadas pelo MST em todo o estado, além de articulação em comunidades, povoados e bairros em todas as regiões. Com a criação dos Comitês, o MST vem realizando um contínuo trabalho de base, discutindo e fortalecendo o debate sobre a importância da organização popular no atual cenário político brasileiro.

Desde a articulação de criação dos Comitês no estado foram realizadas atividades de debates nos acampamentos e assentamentos, que têm se expandido para outros territórios em que o MST tem articulação política. A agenda já conta com adesivaços; exibição de filmes voltados para uma análise do contexto político brasileiro; entrega do jornal Brasil de Fato, contribuindo em um diálogo político com a população; ações culturais e debates junto às comunidades.

SexTô com Lula, realizado em Maceió pelo Comitê do Congresso do Povo. Foto: Angelo Amorim

Ações Culturais

As atividades culturais têm conseguido dar um importante tom na luta e na organização dos Comitês em Alagoas, possibilitando novas formas de diálogo com as comunidades e impulsionando a maior participação popular no planejamento e na execução dos momentos que celebram o papel da cultura na disputa e debate político.

Realizados nos meses de junho e julho, os Arraiás “Tô Com Lula”, construíram um importante exercício de ação coletiva realizada em todas as áreas do Movimento. “Os Arraiás em nossas áreas foram de grande importância para também reacender nossa mística e poder celebrar nossa resistência nesses últimos anos”, sinaliza Mirian Jessika, da Secretaria Operativa dos Comitês Populares em Alagoas.

Mirian destaca ainda que essas atividades vêm contribuindo na aproximação com a comunidade, aprofundando o diálogo e fortalecendo processos. “Esses tipos de atividades têm sido prioritárias para a nossa prática esse período, pensado em dinamizar a forma de fazer diálogo em torno da campanha para eleger Lula”, comenta.

A campanha política pode e deve ser um espaço de disseminação da cultura brasileira e de poder aproveitar momentos de descontração com o nosso povo. São nesses momentos que conseguimos juntar as pessoas de forma leve e conversar sobre o que queremos para nosso país.”

Ainda na perspectiva das ações culturais, a Escola Popular de Teatro de Alagoas, iniciativa construída em parceria com o MST, artistas independentes e coletivos culturais, tem também contribuído na articulação da arte e da cultura na centralidade das possibilidades de diálogo com a sociedade a partir da estratégia dos Comitês.

De acordo com Jadyson Arthur, do MST e da coordenação da Escola de Teatro, essa articulação surge pela necessidade de construir mais espaços e ferramentas de comunicação com a população, em especial nas periferias das cidades. “Nossa Escola está construindo um amplo processo de formação, no sentido de fortalecer cenas e ações teatrais que possam ir para os bairros e comunidades onde os Comitês estão articulados”, explica.

“Nós enxergamos nos Comitês Populares a possibilidade de dialogar com o povo brasileiro, e através do teatro, queremos também consolidar essa aproximação e refletir sobre o projeto que queremos e precisamos construir nos nossos territórios, bairros, municípios e estados para que possamos ter um Brasil para os brasileiros”, afirma Arthur.

Arraiá Lula Presidente realizado pelo Comitê Popular da Brigada Fidel Castro, no Agreste de Alagoas. Foto: Gustavo Marinho

Nessa conjuntura, os Comitês Populares do MST em Alagoas têm reforçado a importância de eleger Lula e construir uma campanha popular visando um Brasil feliz de novo, pautado pela organização e luta popular, pela valorização das ações e práticas culturais, bem como nas necessidades concretas de construir uma agenda coletiva que contribua na construção de um projeto de país.

*Editado por Wesley Lima