Cultura

Ocupação cultural em SP tem teatro, poesia, feira de livros e cantoria de mulheres do MST

Atividades vão até 3 de setembro na Oficina Oswald de Andrade, no bairro paulistano do Bom Retiro
Apresentação teatral propõe reflexão sobre o presente por meio de uma ficção futurística. Foto: Sérgio Fernandes/Divulgação

Da Rede Brasil Atual – RBA

Até 3 de setembro, uma ocupação na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, inclui peça teatral, intervenções poéticas, feira de livros e show com o Cantadeiras, grupo de mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). As atividades são gratuitas. Confira aqui a programação.

Em uma das atividades, o coletivo Estudo de Cena realiza a Ocupação Limiar. A peça Notas para a Vida estreou no último dia 4, com apresentações às quintas e sextas-feiras às 20h, e sábados às 18h.

Desta vez, a companhia, que em seu trabalho já convidou a uma reflexão sobre o presente por meio de visões sobre o passado, apresenta uma ficção futurística.

Medo do futuro

“Pensar no futuro não foi uma decisão isolada do grupo. A preocupação com o futuro parece estar nas ruas, na cabeça da mãe, da criança, do avô, no trabalho, na floresta, em quem faz e assiste teatro; ocupa a mídia, as publicações, o debate político, filosófico, ocupa os botecos, os pontos de ônibus, as esquinas e vielas. Ter medo do futuro se transformou em algo comum e a necessidade de reverter o cancelamento do futuro se transformou em tarefa de parte significativa da sociedade”, comenta o grupo.

O novo trabalho, iniciado praticamente junto com a pandemia, incluiu a leitura e estudo de três livros: Quatro futuros – a vida após o capitalismo (Peter Frase), Depois do Futuro (Franco “Bifo” Berardi) e Realismo Capitalista (Mark Fisher). Parte desses estudos ocorreu no Encontro Internacional Encruzilhada, disponível no canal de Youtube da Editora Autonomia Literária, parceira do projeto.   

Criação e experiência

“Em nosso percurso de criação e de experiência foi ficando nítido que cada vez mais pessoas não aguentam mais viver no capitalismo”, diz ainda o Estudo de Cena. “Essa palavra passa por muitas bocas definitivamente como um sinônimo de algo ruim. Paira no presente uma sensação, difusa, de uma crise profunda e ampla.”

Além do teatro, a ocupação tem neste sábado (13) e nos próximos três (20, 27 e 3 de setembro), às 16h, shows que incluem discotecagem (Balanço e Fúria), apresentação das Cantadeiras e do Cabaré Feminista, entre outras atividades, como intervenções poéticas.

Já a partir do próximo dia 23 começa a mostra de cinema. Serão exibidos os filmes Alphaville (Jean Luc Godard), Blade Runner (Ridley Scott), O Ovo da Serpente (Ingmar Bergman), Do Leste (Chantal Akerman), Nostalgia da Luz (Patricio Guzmán), Border (Laura Waddington) e La Jetée (Chris Marker).

Livros independentes

Assim, o projeto se completa com vendas de livros de editoras independentes (parceria com a Autonomia Literária e o Rizoma – ônibus, livraria e palco). Quem frequentar as atividades terá 10% de desconto.

Além disso, a compra dá direito a um exemplar de Riscando o Chão, livro de fotografias da companhia Estudo de Cena. Serão sorteados dois livros em cada apresentação da peça.