Pesquisa

Envie seu artigo para a 3° edição da Revista Estudos do Sul Global

Instituto Tricontinental abre inscrições para publicação de pesquisas; Confira os eixos de abordagem
Foto: Luara Dal Chiavon

Da Pagina do MST

A terceira edição da Revista Estudos do Sul Global (Resg) ainda está com edital aberto para receber novos artigos.

Este terceiro número tem como tema a “Soberania dos povos no bicentenário da independência”, e tem o objetivo de recolher contribuições que nos ajudem a compreender as tensões entre dependência e soberania na sociedade brasileira do século XXI; a ofensiva do capital para manter a ordem estabelecida; bem como as resistências dos povos em luta.

Sabemos que o ano de 2022 é um marco histórico na sociedade brasileira, seja pela comemoração do bicentenário da independência (1822-2022), seja pelo centenário da Semana de arte moderna e da fundação do Partido Comunista (1922-2022). Essas datas colocam para nós a necessidade de refletirmos sobre questão da soberania, em seus diversos aspectos e articulações, num contexto de constante ofensiva imperialista no capitalismo contemporâneo, sobretudo com o esgotamento do neoliberalismo. Assim, consideramos alguns eixos de abordagem sobre o tema proposto:

• Possibilidades e limitações da soberania no capitalismo financeirizado e dependente;

• Racismo e genocídio contra população negra e povos originários, estratégias de luta e resistência;

• Questões de gênero, agenda da luta das mulheres e LGBTQIA+;

• Soberania territorial, soberania alimentar e questão agrária;

• Formação e reconfiguração da classe trabalhadora brasileira e estratégias de luta diante das mudanças no mundo do trabalho.

Nesse sentido, a Resg estende esse convite aquelas e aqueles que estão compromissados em entender a realidade para transformá-la, enviando suas contribuições para ser publicado no formato digital e lançado no mês de outubro de 2022.

Prazo para submissão: 12/09/2022

Previsão de publicação: outubro de 2022

Condições para submissão:

1. Os artigos devem ter entre 5 e 20 páginas e as resenhas 3 e 5 páginas, incluindo as referências bibliográficas e as notas de rodapé. Devem ser assinados pelos autores com uma breve biografia.

2. Os artigos devem conter resumo (em português) que não ultrapassem 150 palavras cada, com indicação de três palavras-chave.

3. Os artigos e resumos devem ser enviados para o e-mail: [email protected] em arquivo de texto em formato padrão para PC (editor de texto, tipo Word e LibreOffice), fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5. Utilizar negrito e maiúsculas para o título principal, negrito e minúsculas para subtítulo, negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções. Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico. Para citações com mais de três linhas utilizar fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples e recuo de 4cm à esquerda.

4. As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data.

5. As Referências Bibliográficas devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.

6. As notas de rodapé deverão ser numeradas, apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento simples.

7. Os textos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e, portanto, mantêm seu direito autoral preservado. Já o direito de publicação (copyright) é cedido à Revista tão logo o manuscrito seja aceito para a publicação.

8. Os artigos podem ser assinados por mais de um autor.

*Editado por Fernanda Alcântara