Saúde Popular

MST inaugura Laboratório Estadual Fitoterápicos em Pernambuco

Espaço é uma conquista da organização e luta das trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra e vai produzir farmácias vivas, com fitoterápicos e fitocomésticos
Laboratório vai produzir fitoterápicos e fitocomésticos para a região do Sertão do Pajeú e o estado. Foto: Francisco Terto

Da Página do MST

Foi inaugurado neste sábado (21/08) no assentamento João Pedro Teixeira, município de Serra Talhada, em Pernambuco o Laboratório Estadual de Fitoterápicos, uma conquista fruto da organização e da luta das/os trabalhadoras e trabalhadores do MST.

As camponesas da comunidade passaram a se organizar em coletivo para debaterem os cuidados e às práticas de saúde voltada para as mulheres. Posteriormente com experiências já consolidadas, os trabalhos em relação aos cuidados e às práticas se tornaram também uma oportunidade de melhorar a renda das famílias do assentamento, e surgiu então a ideia de fundar um laboratório, homenageando uma das principais lutadora da Reforma Agrária do Sertão do Pajeú, Maria Ventura. 

O espaço tem como princípio valorizar os conhecimentos tradicionais dos nossos ancestrais, como “os povos indígenas, quilombolas, campesinos e resgatar as práticas e saberes tradicionais, disponibilizando à sociedade pernambucana e brasileira saberes, técnicas e procedimentos baseadas na Saúde do Campo. Uma alternativa perante as técnicas das farmoquimica aqui em nosso país”, explica Aparecida Pereira da Direção Nacional do MST e integrante do coletivo mulheres do assentamento.

Laboratório faz homenagem a lutadora da Reforma Agrária do Sertão do Pajeú, Maria Ventura. Foto: Francisco Terto

O laboratório é organizado pelo grupo de Mulheres Maria Ventura do assentamento João Pedro Teixeira, e o  Setor de Saúde do Movimento, e vai produzir fitoterápicos, fitocomésticos, com farmácias vivas, ofertando os produtos para a região do Sertão do Pajeú, do estado de Pernambuco e do Brasil.

Espaço é organizado pelo grupo de Mulheres Maria Ventura do assentamento João Pedro Teixeira e o  Setor de Saúde do MST. Foto: Francisco Terto

Aparecida Pereira destaca a importância das parcerias para a realização do projeto a partir da luta coletiva das camponesas Sem Terra da região. “Queremos agradecer a todos os parceiros que acreditaram e apoiaram no projeto, construído com muitas mãos na valorização de ações, na área da promoção da saúde coletiva e fortalecendo o trabalho organizativo das mulheres do MST.”

*Editado por Solange Engelmann