7 de setembro

Grito dos Excluídos/as realiza Coletiva de Imprensa no próximo dia 1º

“BRASIL: 200 anos de (In)dependência. Para quem?" é o lema desta 28ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas
O tema do Grito dos Excluídos e Excluídas, deste ano é “Vida em Primeiro Lugar!”. Foto: MST

Da Página do MST

Tendo como tema permanente “Vida em Primeiro Lugar! ”, o Grito dos Excluídos e Excluídas, em 2022, ano em que se comemora o bicentenário da independência do Brasil (consagrada com o grito do Ipiranga, bradado por Dom Pedro I), questiona: (In)dependência para quem?

Nestes 28 anos de história, o Grito dos Excluídos e Excluídas mudou a cara do 7 de setembro e da semana da Pátria, tornando-se um contraponto ao grito do Ipiranga. Chamou o povo para descer das arquibancadas dos desfiles cívicos e militares e participar, ativamente, na luta por seus direitos, e ocupar as ruas e praças, nos centros e nas periferias de todo o Brasil.

O lema anual do Grito sempre dialoga com o tema da Campanha da Fraternidade (CF), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a conjuntura política, social e econômica do país e com a luta dos movimentos populares e sociais.

Muito mais que um ato, o Grito é um processo de construção coletiva que se dá durante todo o ano, antes e após o 7 de setembro. É uma manifestação popular, que acontece em todo o país, carregada de simbolismo, espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas, religiões e movimentos sociais comprometidos com as causas da população mais vulnerável. Não podemos ficar indiferentes a essa realidade que atenta contra a vida do nosso povo, porque acreditamos que é possível, urgente e necessária a construção de um outro modelo de sociedade!

A coletiva contará com a participação de Dom José Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo/MA e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sócio Transformadora da CNBB; Márcia Mura, Indígena do Povo Mura do Baixo Madeira/RO e Arte-educadora, escritora e pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral e grupo Wayrakuna, formado por indígenas mulheres; Ângela Guimarães, Presidente Nacional da União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO) e membro da Frente Nacional Antirracista, Convergência Negra e Coalizão Negra por Direitos.

A mediação será feita por Alessandra Miranda, Secretária executiva da 6ª Semana Social Brasileira, que integra a Coordenação Nacional do Grito dos Excluídos e Excluídas.

Serviço:

Data: 01/09 (quinta-feira)

Horário: 10 horas (Horário de Brasília)

Onde: Transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube do Grito dos Excluídos e Excluídas e entidades parceiras

Mais informações:

https://www.facebook.com/grito.dosexcluidos

www.youtube.com/gritodosexcluidos

*Editado por Solange Engelmann