Dia da Árvore

Caderno de agroecologia é lançado para escolas do campo das áreas de Reforma Agrária

O caderno e a caderneta são instrumentos de formação política, pedagógica e técnica
Foto: MST

Da Página do MST

Nesta quarta-feira (21), no Dia da Árvore, durante a reunião da coordenação político pedagógica da ação nacional “Educação e Agroecologia nas Escolas do Campo de territórios da Reforma Agrária”, foi realizado o lançamento do Caderno de Agroecologia n°2 e da Caderneta de Registro e Memória das práticas agroecológicas.

A reunião acontece em Contagem, Minas Gerais, entre os dias 20 e 22 de setembro, e conta com a participação de escolas do campo das áreas de reforma agrária das cinco regiões do Brasil, integrantes do setor de educação, do coletivo de juventude e do Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”. O evento tem como objetivo planejar processos educacionais para avançar na massificação das bases científicas da Agroecologia a partir da formação dos estudantes e educadores da Educação Básica do Campo.

O caderno e a caderneta são instrumentos de formação política, pedagógica e técnica com intuito de avançarmos na análise da crise ambiental, potencializar as ações formativas e produtivas do Plano Nacional nos diversos territórios e biomas, onde o MST atua.

Foram elaborados pelos setores de formação, produção, cultura, educação, saúde e coletivo de juventude, desde a articulação do Plano Nacional. O lançamento do Caderno e da caderneta ocorre em um momento muito propício de planejamento das ações nos assentamentos, acampamentos, centros de formação, escolas e associações, para a formulação de uma perspectiva popular para tratar da questão ambiental e na persistente luta de construir um país regado por uma relação mais harmônica entre ser humano e a natureza.

*Editado por Fernanda Alcântara