Meio Ambiente

Plantar o Brasil da Esperança é tema de plantio de árvores em áreas da Reforma Agrária

No Dia da Árvore, Sem Terrinhas, jovens e famílias do MST plantam árvores e ocupam as redes para espalhar esperança pelo país
As ações também denunciam a degradação ambiental provocada pelo agronegócio que ameaça os biomas brasileiros. Foto: Amarildo Junior e Amandha Felix

Da Página do MST

Com o lema “Reforma Agrária Popular: Plantar o Brasil da Esperança”, nesta quarta-feira, 21 de setembro, em que se comemora o Dia da Árvore no país, crianças Sem Terrinhas em várias Escolas do Campo, jovens e famílias do MST plantaram mudas de árvores e ocuparam as redes pelo país para espalhar a esperança de dias melhores na preservação do meio ambiente, a partir da Reforma Agrária Popular.

As ações também denunciam a degradação ambiental provocada pelo agronegócio, que vem ameaçando os biomas brasileiros. E alerta para o perigo das candidaturas do agronegócio, que pretendem aproveitar o momento para tentar naturalizar a destruição do meio ambiente, como algo normal, que além destruir o planeta vem acompanhada da violência contra os povos do campo, das águas e das florestas.

O Dia da Árvore também foi criado como um dia de luta importante, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de preservar as árvores e florestas. A atividade faz parte do Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis” do MST, que já plantou mais de 4 milhões de árvores em dois anos. O plano foi criado em 2020 com objetivo de aliar a preservação ambiental com a produção de alimentos da Reforma Agrária Popular e tem como meta plantar 100 milhões de árvores em dez anos.

“As ações que estamos realizando neste mês de setembro tem como objetivos principais chamar a atenção da sociedade para a urgência da luta ambiental. E como estamos na reta final da campanha eleitoral, essas ações também objetivam desmascarar as candidaturas que apoiam e/ou são responsáveis pela aceleração da destruição ambiental e da biodiversidade brasileira, encabeçadas pelo Governo Bolsonaro e de seus aliados”, pontuam Aline Oliveira e Camilo Augusto, ambos do Coletivo de Juventude do MST e do Plano Nacional Plantar Árvores, em entrevista sobre a Jornada.

Confira abaixo as ações e imagens das atividades do Dia da Árvore pelo país:

Nordeste

Em, Luzilândia, no Piauí, árvores foram plantadas pelas crianças Sem Terrinha da unidade escolar Bernardo Sabino, localizado no assentamento Palmares.

Fotos: MST PI

Em Ponto Novo, no Norte na Bahia, na última segunda-feira (19) foi inaugurada a Escola Nelson Mandela, no assentamento Nelson Mandela. A construção da escola uma pauta das famílias do MST, desde o ano de 2016, junto a administração Municipal e após muita luta a demanda foi atendida.

A Escola atenderá o ensino fundamental para os anos iniciais. No ato também houve inauguração do monumento dos 35 anos do MST na Bahia que completou em 7 de Setembro, 35 anos de luta e muitas conquistas. A atividade também contou com um momento de plantio de mudas em comemoração ao dia Dia Nacional da Árvore, reafirmando o compromisso das famílias com a preservação da natureza e agroecologia.

No município de Sento Sé (BA), nesta quarta-feira (21), em comemoração ao dia da árvore foi realizado ato de plantio de mudas de Ipês na praça da comunidade de Retiro de Cima, em parceria com as Escolas da Cidade: Sala Avançada Maria Café, Sala Avançada 15 de Novembro e Sala Avançada Antônio Guilhermino MST.

Em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, nesta quarta-feira (21) foi realizado mutirão de plantio de árvores no pré-assentamento Anita Garibaldi, da brigada Nelson Mandela. A ação faz parte do Dia da Árvore e tem o conscientizar a população para preservação das árvores e florestas.

No Município de Olho D’água do Casado, no sertão de Alagoas, o MST participou nesta quarta-feira (21) do desfile em comemoração aos 60 anos de Emancipação Política do município. O movimento compôs a Ala com referência a resistência e produção. E em homenagem ao Dia da Árvore, a Ala do MST fez doação de mudas no percurso do desfile.

Sudeste

Em Governador Valadares, Minas Gerais o dia começou com mística e plantio de árvores no Centro de Formação Francisca Veras. A ação faz parte das mobilização do Dia da Árvore, puxadas pelo Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”.

Fotos: MST MG

Em Itatiaiuçu (MG), as crianças Sem Terrinhas plantaram mudas de árvores na horta coletiva do Acampamento Maria Conceição. A ação faz parte das mobilização do Dia da Árvore, puxadas pelo Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”.

Em Contagem (MG), durante a reunião da coordenação político pedagógica da ação nacional “Educação e Agroecologia nas Escolas do Campo de territórios da Reforma Agrária”, foi realizado o lançamento do Caderno de Agroecologia n°2 e da Caderneta de Registro e Memória das práticas agroecológicas em Minas Gerais!

A reunião acontece entre os dias 20 e 22 de setembro conta com a participação de escolas do campo das áreas de Reforma Agrária das cinco regiões do Brasil, integrantes do Setor de Educação, Coletivo de Juventude e do Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis” do MST. O evento tem como objetivo planejar processos educacionais para avançar na massificação das bases científicas da Agroecologia, a partir da formação dos estudantes e educadores da Educação Básica do Campo.

Sul

Na Lapa, no Paraná, as turmas de Licenciatura em Educação do Campo e Tecnologia em Agroecologia, da Escola Latino Americana de Agroecologia (ELLA), juntamente com as companheiras da Associação Nacional de Agricultores Pequeños (ANAP) de Cuba e os trabalhadores e trabalhadoras da Brigada Chico Mendes, plantaram mudas nativas de cedro na área produtiva da ELAA. A ação faz parte da Campanha Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis.

Fotos: Amarildo Junior e Amandha Felix

A comunidade Maria Rosa do Contestado, localizada em Castro (PR), também se mobilizou com o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas. A participação especial é foi das crianças Sem Terrinha, que dão ainda mais significado ao Dia da Árvore.

Foto: MST PR

*Editado por Fernanda Alcântara