Lula Presidente!

13 Motivos para votar em Lula 13!

Confira 13 motivos para eleger Lula 13 presidente, no próximo dia 30 de outubro. Uma escolha de vida ou morte!
Lula é recebido pelo povo na Bahia. O voto em Lula 13 é um voto pela vida, contra a fome e a morte. Fotos: Ricardo Stuckert

Por Pablo Nabarrete Bastos*
Para Página do MST

1. O voto em Lula 13 é um voto pela vida! 

O voto em Lula é pelos livros, contra as armas, pela ciência, contra a mentira, e por empregos e alimentação saudável, contra a fome e a miséria.

2. O voto em Lula 13 é um voto pela educação!

Lula vai promover o investimento na educação em todos os níveis. Teremos mais gente entrando e permanecendo nas universidades públicas e privadas, creche e ensino em tempo integral.

3. O voto em Lula 13 é um voto pela saúde pública!

Com Lula presidente teremos um Sistema Único de Saúde (SUS) mais forte para salvar vidas, atendimento médico para as famílias em todo Brasil e mais farmácias populares, garantindo medicamentos a custo baixo para quem mais precisa.

4. O voto em Lula 13 é um voto por emprego e salário dignos!

São mais de 33 milhões que passam fome, conforme pesquisa da Rede PENSSAN e mais de 10 milhões de desempregados no Brasil. Lula vai garantir criação de empregos, um salário mínimo forte, com aumento acima da inflação, isenção do Imposto de Renda na faixa até R$ 5 mil e Bolsa Família de R$ 600,00. Chega de fome e miséria!

5. O voto em Lula 13 é um voto pela cultura!

Lula vai recriar o Ministério da Cultura, vai fortalecer as instituições culturais e recompor o Sistema Nacional de Cultura. Teremos mais produção cultural por um Brasil mais feliz, com valorização da produção local, regional e geração de empregos.

6. O voto em Lula 13 é um voto pelas mulheres e mães!

As mulheres nunca foram tão desrespeitadas como no atual governo. Lula vai criar o Ministério da Mulher e a Rede Casa da Mulher Brasileira, com delegacia da mulher, Ministério Público, atendimento psicológico e abrigo para mulheres em situação de vulnerabilidade. Além de atendimento de saúde às mulheres, ações de combate à violência contra a mulher e promover a reinserção da mulher no mercado de trabalho.

7. O voto em Lula 13 é um voto por inclusão, diversidade e respeito pelo povo negro, a população LGBTQIA+ e as pessoas com deficiência!

O atual governo é conhecido pelo desrespeito e violência contra a diversidade. Lula vai ampliar a inclusão das pessoas negras nas universidades pela Lei de Cotas Raciais e Sociais, vai promover a cidadania LGBTQIA+ em suas diferentes formas de manifestação e expressão e construir um Brasil inclusivo e acessível, com a garantia de direitos e respeito às pessoas com deficiência.

8. O voto em Lula 13 é um voto por Brasil sem fome, com alimentação saudável e a preço justo, desenvolvendo o campo e a cidade!

A reforma agrária ficou paralisada no atual governo e a violência contra os/as trabalhadores/as do campo só vem crescendo. Lula vai retomar a reforma agrária e fortalecer a agricultura familiar e camponesa, com já fez em seu governo, com o assentamento de foram 614.088 famílias Sem Terra. Vai estimular a produção de comida para 33 milhões de pessoas, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o fortalecimento da CONAB e tirar o Brasil, mais uma vez, do mapa da fome.

9. O voto em Lula 13 é um voto em defesa da natureza e da sustentabilidade!

O Brasil vai se desenvolver de forma justa, solidária e sustentável.  O atual governo está destruindo a Amazônia, o Pantanal e os recursos naturais dos Biomas brasileiros. Lula vai proteger os direitos e territórios dos povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais. Vai combater o garimpo ilegal, as queimadas, o desmatamento e recuperar órgãos de preservação e fiscalização do meio ambiente, como o IBAMA, destruídos pelo atual governo.

10. O voto em Lula 13 é um voto pelo desenvolvimento econômico e social!

Cada vez cresce mais no Brasil o número dos “nem nem”, são 11,6 milhões de jovens entre 15 e 29 anos de idade que nem estudam e nem trabalham, que estão perdendo as esperanças. Lula vai facilitar o acesso ao crédito para micro e pequenas empresas, com novas linhas de crédito, vai promover melhores relações de trabalho e a retomada do Cartão de Crédito do BNDES. Lula também vai negociar as dívidas das famílias que recebem até 3 salários mínimos, para limpar o nome no SPC e SERASA e reaquecer a economia.

11. O voto em Lula 13 é um voto por respeito a todas as religiões!

As maiores lições de Cristo foram o amor e a tolerância. Está nas palavras de Deus: “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus”. Chega de intolerância e violência religiosa! Lula é cristão e seguirá defendendo e respeitando todas as religiões, como fez no seu governo.

12. O voto em Lula 13 é um voto pela segurança pública!

O atual governo tentou acabar com a violência armando a população. É como colocar ‘a raposa para cuidar do galinheiro’, isso só gerou mais mortes e insegurança. Lula vai promover políticas de Segurança Pública em nível nacional e em articulação com os estados, valorizando a vida e a integridade física, prevenindo e investigando os crimes, que vêm crescendo sobretudo contra a juventude negra, as mulheres e a população LGBTQIA+.

13. O voto em Lula 13 é um voto por um Brasil com inclusão digital!

Com Lula, o Brasil estará cada vez mais conectado, possibilitando também inclusão social, cultural e educacional. Vai haver internet de qualidade em todo o país para melhorar a qualidade da educação e a vida de crianças, jovens e famílias. Mas não basta acessar, é preciso saber usar, o que requer educação pública de qualidade para toda a população, o que só será possível com Lula 13 presidente!

*Professor doutor do Departamento de Comunicação Social, do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Membro do Comitê de Mobilização Educação com Lula na UFF.

**Editado por Solange Engelmann