Alerta

Pistoleiros invadem acampamento Antônio Maeiro, na Chapada Diamantina/BA

Mais de 20 pistoleiros chegaram atirando e atearam fogo nas plantações e barracos

Da Página do MST

Na noite de ontem (12), mais de 20 pistoleiros invadiram o acampamento Antônio Maeiro, na Chapada Diamantina. Os pistoleiros foram enviados da fazenda do rio, e já chegaram atirando e disseminando terror por toda parte. Atearam fogo nas plantações, nos barracos, forçaram as famílias a saírem e seus pertences foram jogados no meio da rua.

O acampamento é referência na produção de alimentos sem veneno e as plantações foram todas dizimadas; quiabo, milho, macaxeira foram alguns dos produtos que as famílias perderam, e é difícil dimensionar o prejuízo causado as famílias Sem Terras.

As famílias foram agredidas brutalmente. Homens, mulheres e crianças, todos eles carregam no corpo as marcas da selvageria dos pistoleiros.

“Socorro, estão nos atacando, nos agredindo” eram os gritos que se ouviam.

“Eu fui agredido, minha esposa foi agredida, e a brutalidade foi tão grande que pessoas fugiram com medo de morrer, inclusive tenho dois filhos que estão por aí, que saíram correndo de medo e eu não sei onde eles estão”, afirma um dos acampados.

Toda essa investida contra o acampamento Antônio Maeiro evidência as ações do coronelismo na região, que se acha no direito de usurpar o direito das famílias e tenta numa tentativa desesperada de amedrontar o povo do campo.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra repudia a ação dos pistoleiros e pede as autoridades competentes que hajam em prol das famílias lhes assegurando o direito de permanecerem na terra. A organização afirma que todos os procedimentos já foram tomados com a polícia e com o ministério público.

*Editado por Fernanda Alcântara