Arroz do MST

MST RS convida Lula para participar da 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico

As famílias assentadas realizaram o convite ao candidato à presidência na última quarta-feira, dia 19
MST no RS realiza a 19º Festa da Colheita do Arroz Agroecológico. Foto: Gabriela Felin

Por Maiara Rauber
Da página do MST

Em 2023, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra do Rio Grande do Sul comemora sua 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico. Há mais de dez anos as famílias Sem Terra lideram o ranking de maior produtor do alimento do Brasil e da América Latina, segundo o Instituto Riograndense de Arroz (Irga). Para fazer parte do evento, representantes do Grupo Gestor do Arroz Orgânico da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região De Porto Alegre (Cootap) e Dirigentes do MST RS convidaram, na última quarta-feira, dia 19, o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva para participar da comemoração.

“Nós, com muita honra e com muito orgulho, convidamos o presidente Lula para a 20º Festa da Colheita do Arroz Agroecológico e ele muito emocionado com o convite, ainda extra oficial, nos comunicou que virá sim e com muito orgulho. E o mais importante, ele virá como presidente da nação brasileira”, destaca Marildo Mulinari, dirigente estadual do MST RS e integrante do Grupo Gestor do Arroz Orgânico pela Cootap.

De acordo com o Grupo Gestor do Arroz Orgânico na safra 2022/2023, a estimativa é colher aproximadamente 16.250 toneladas de arroz orgânico, cerca de 325 mil sacas, em uma área de 3.200 hectares. A produção ocorre em 22 assentamentos, localizados em nove municípios das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste do estado. O cultivo é feito por 380 famílias, que estão organizadas em nove cooperativas da Reforma Agrária. As principais variedades plantadas são de arroz agulhinha e cateto.

MST no RS é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina há mais de dez anos. Foto: Gabriela Felin

O 20º encontro ainda não tem data e local confirmados, no entanto, de acordo com Marildo Mulinari, as famílias estão se organizando para a festa ser realizada na segunda quinzena de março de 2023. “Estamos muito felizes em poder convidar todos, todas e todes à comemorar essa 20 edição com a família do MST. Pois é onde reunimos os agricultores, simpatizantes da Reforma Agrária Popular e da bandeira da agroecologia. Isso nos orgulha muito, poder dividir esse momento festivo e também partilhar a nossa produção de forma solidária com a sociedade gaúcha e com a sociedade brasileira”, pontua o Sem Terra.

Marildo finaliza enfatizando que o MST no RS juntamente com o Grupo Gestor do Arroz Orgânico farão a maior Festa da Colheita do Arroz Agroecológico de todos os tempos.

*Editado por Solange Engelmann