Parabéns Lula!

No aniversário do presidente, veja 7 propostas de Lula para os Sem Terra

O Presidente Lula faz aniversário nesta quinta-feira (27), mas quem ganha o presente é o povo Sem Terra, confira 7 propostas importantes do próximo governo
MST parabeniza Lula pelo aniversário nesta quinta-feira (27). Foto: Reprodução

Da Página do MST

Há três dias das eleições deste ano, uma das mais importantes após a abertura democrática de 1985, o futuro presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, completa 77 anos, nesta quinta-feira (27), mas quem ganha o presente é o povo brasileiro entre eles, o povo Sem Terra do campo, das águas e das florestas. Parabéns ao presidente Lula!

O povo Sem Terra viu suas condições de vida e existência melhoraram muito durante os governos do Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula e Dilma e segue na luta e esperança para eleger novamente Lula presidente, no próximo dia 30 de outubro e garantir a existência e o futuro dos povos do campo, das águas e da floresta.

Confira 7 propostas de Lula, que são um presente para os trabalhadores e as trabalhadoras Sem Terra, em todo país.

1 Aumento do salário mínimo

Após ser eleito Lula se compromete em aumentar o salário mínimo, com reajustes acima da inflação para aumentar o poder de compra das famílias brasileiras do campo e da cidade. Melhorando a vida de quem depende do salário mínimo, como trabalhadores/as, aposentados e pensionistas.

2 Brasil Sem Fome com a produção de alimentos

Para Lula, um país para ser soberano precisa de uma política forte de produção de alimentos saudáveis e a viabilização da agricultura familiar, responsável por 70% de tudo que chega nas nossas mesas da população brasileira. Para isso, Lula promete oferecer condições para que as trabalhadoras e trabalhadores que põem alimento na mesa do povo continuem produzindo para garantir comida para mais de 33 milhões de pessoas e tirar o Brasil, mais uma vez, do mapa da fome, com o Programa Brasil Sem Fome.

Desde o início da pandemia o MST compartilha alimentos para combater a forme e já doou mais de 7 mil toneladas de alimentos à população em situação de vulnerabilidade. Foto: MST AL

3. Créditos para produção e distribuição de alimentos

Sua proposta é fortalecer a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ampliar os crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), retomar investimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo e de ampliar as redes de produção, consumo e distribuição que integram a agricultura familiar camponesa e a economia solidária, como comprar os alimentos que compõem a merenda escolar das escolas públicas, recriar programas e ampliar linhas de crédito, que desapareceram no atual governo.

Lula com alimentos da agricultura familiar camponesa: proposta é aumentar investimentos na produção de alimentos para baixar o preço da comida. Foto: Ricardo Stuckert

“Temos que incentivar, colocar mais dinheiro para crédito, mais dinheiro no Pronaf, temos que voltar a programas como a gente tinha do PAA. Eu fiquei sabendo esse dias, que foi diminuído em 97% o dinheiro do PAA. Nós tínhamos o PNAE, que também foi diminuído porque esse governo não tem nenhuma responsabilidade com os problemas sociais que o povo. E sobretudo, com o pequeno e médio produtor rural nesse país, que já deu demonstrações que quando é incentivado, ele sabe produzir”, afirma Lula.

4. Reforço no Bolsa Família

O programa de Lula prevê o reforço de investimentos no Programa Bolsa Família, com a garantia do pagamento de R$ 600,00 por família necessitada e mais R$ 150,00 por cada criança de até seis anos.

5. Transição Ecológica e Brasil Sustentável

O governo Lula, terá como foco a promoção de economia de baixo impacto ambiental e alto valor agregado. E a transição ecológica que inclui a produção de alimentos saudáveis – com a redução no uso de agrotóxico -, a valorização da agricultura familiar camponesa e da pesca, a promoção da democratização da terra, da reforma agrária e dos direitos humanos no campo.

Aliando a produção de alimentos e a preservação ambiental, MST já plantou 4 milhões de árvores pelo país, no Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis. Foto: Rádio Camponesa

Além de combater o garimpo ilegal, as queimadas e o desmatamento. Recuperar os órgãos de preservação e fiscalização para defender o meio ambiente, especialmente a Amazônia. Adotar estratégia de desenvolvimento justo, solidário e sustentável.

6. Melhoria na Educação e internet para todo país

Uma das principais propostas do próximo governo de Lula é mais investimentos na educação pública e de qualidade, desde o ensino básico até o superior, oferecendo creches e ensino em tempo integral, para melhorar a qualidade da educação e a vida de crianças, jovens e famílias. E se compromete em ampliar o acesso dos jovens ao curso superior, com o fortalecimento do ENEM, PROUNI e FIES. Expandir e fortalecer a Lei de Cotas Raciais e Sociais. E implantar o Bolsa Permanência, para incentivar estudantes de baixa renda a permanecerem nas universidades.

Estudantes do campo, das águas e floresta se formam em Direito pelo Pronera, na Bahia. Foto: Divulgação MST

No novo governo Lula também será possível a retomada de investimentos públicos para Educação do Campo, a recomposição orçamentária do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), infra-estrutura nas escolas do campo, transporte escolar, acesso à internet e tecnologia e formação continuada dos educadores. Confira a plataforma da Educação do Campo a ser implementada pelo Governo Lula, elaborada pelo Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC), acesse AQUI.

Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber no assentamento Eli Vive, no Paraná. Foto: José Carlos de Jesus Lisboa

Para melhor o acesso à tecnologia e à informação da população, outra proposta de Lula é criar o programa Brasil Conectado, para levar conexão de internet de qualidade a todo país, no campo e cidade.

7. Combate à violência contra a mulher

Mulheres Sem Terra em luta pelo direito de existir e contra todas as violências. Foto: Acervo MST

Lula vai criar o Ministério da Mulher e a Rede Casa da Mulher Brasileira, com delegacia da mulher, Ministério Público, atendimento psicológico e abrigo para mulheres em situação de vulnerabilidade. Além de atendimento de saúde às mulheres, ações de combate à violência contra a mulher e promover a reinserção da mulher no mercado de trabalho.

*Editado por Fernanda Alcântara