Reforma Agrária Popular

Nota do MST na Bahia esclarece situação da ocupação na Fazenda Redenção

Em nota oficial, Movimento explica que fazenda estava abandonada há anos e não cumpre sua função social
Foto: MST na Bahia

Da Página do MST

No último domingo (13), cerca de 200 famílias ocuparam a Fazenda Redenção, localizada entre os municípios de Planaltino e Irajuba, que está abandonada há anos e não cumpre sua função social.

Após notícia sobre a ocupação ter sido veiculada em diversas mídias, a FERBASA – Empresa responsável pela área improdutiva, divulgou nota alegando que a área integra o rol de projetos de silvicultura da Companhia, que segundo ela, encontram em pleno desenvolvimento na região. Elas beneficiariam a comunidade local, através da cessão em comodato para uma associação local de produtores de leite, e utilizariam parte do citado imóvel para pastagem e manejo bovino, refletindo a atuação “consciente” da empresa em prol do desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno das regiões onde mantém suas atividades.

Diante da nota divulgada, o MST vem a público informar que, ao contrário do que a FERBASA publicou, a propriedade ocupada trata-se de um latifúndio improdutivo, uma área que foi degradada pela empresa e posteriormente abandonada.

A propriedade estava improdutiva há anos, sem cumprir com a sua função social, e diante disso, o Movimento reivindica sua desapropriação visando assentar às famílias acampadas, que necessitam da terra para produzir, garantir seu sustento e por alimentos saldáveis na mesa da população brasileira.

As famílias Sem Terra não invadem terras, e sim ocupam latifúndios improdutivos que não cumprem com sua função social. Essas terras, conforme garante a constituição, devem ser desapropriadas e destinadas para fins de Reforma Agrária.

Enquanto houver latifúndios improdutivos, e pessoas passando fome, precisando de terra para produzir e garantir o sustento de suas famílias, o MST continuará ocupando.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST na Bahia